Ex 'prefeita ostentação' tem nova condenação por fraude em licitação

Lidiane Leite é acusada de crimes quando era prefeita de cidade no Maranhão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 13:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite da Silva, que ficou conhecida como "prefeita ostenção", foi condenada pela Justiça do Maranhão por improbidade administrativa por fraude em licitação. Na mesma ação, foram condenados Humberto Dantas dos Santos e Raimundo Antonio Carlos Mendes, além da empresa Petlas Construções e Serviços LTDA. 

Lidiane Leite ficou famosa no país por conta da vida luxuosa que levava, divulgada em suas redes sociais, enquanto era prefeita.

Todos os condenados devem ressarcir o município em  R$ 915.074,57, valor correspondente ao do contrato questionado. Também foram condenados à suspensão dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano.

O promotor Fábio Santos de Oliveira, através de Ação Civil Pública, fez a denúncia em fevereiro do ano passado. O MP apontou irregularidades na licitação para contratação de uma empresa que deveria prestar serviços em Bom Jardim, incluindo asfaltamento, meios-fios e sinalização horizontal e vertical. Nenhum serviço foi executado.

O MP aponta que Humberto Dantas era quem indicava os participantes da Comissão de Licitação da cidade. Na época, ele era companheiro de Lidiane, que era a prefeita. A denúncia afirma que ela sabia de todas as irregularidades.

Já Raimundo Mendes era o dono da empresa que venceu a licitação e tinha conhecimento das ilegalidades, também de acordo com o MP.

Lidiane já foi condenada em outros processos e já chegou a ser presa; Ela ainda responde por processos em que é acusada de desviar verbas da Educação também por meio de fraudes em licitações, além de irregularidades no aluguel de carros para a prefeitura.