Exposição Playback apresenta releituras ilustrativas de discos de vinil

entretenimento
05.09.2017, 12:47:00

Exposição Playback apresenta releituras ilustrativas de discos de vinil

Confecção da Escola de Belas Artes da Ufba é exibida a partir desta terça-feira (5)

Uma nova leitura de capas dos discos de vinil que ficaram no imaginário popular é o mote da Exposição Playback, que dá início ao convênio entre o Shopping Paseo e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-Ufba). A mostra, que reúne 40 artistas, começa nesta terça-feira (5) e prossegue até 8 de outubro, sempre das 9h às 21h (segunda a sábado) e das 12h às 19h (domingo), no Piso L2 do empreendimento.

Serão apresentadas releituras das capas originais de discos como o Origens, de Maria Bethânia; Dancê, da cantora e compositora Tulipa Ruiz; Trilogy, do Yngwie Malmsteen; Linger, da banda The Cramberries; e StrangeDays, da banda The Doors. Os artistas, que estarão presentes na abertura do evento, disponibilizam momentos para bate-papos que unem explicações e curiosidades sobre as obras.
 
A exposição pretende estimular a prática da ilustração como atividade criativa, didática e profissional no contexto de Salvador, dialogando com a nostalgia e as recordações dos visitantes. A mostra contará também com apresentações musicais dos artistas que integram a exposição, como é o caso de Guliano Paiva, aluno da Belas Artes, que participou do processo de feitura das artes expostas. 

O repertório do show de Guliano, realizado nesta terça-feira, segue o clima nostálgico e abrange rock nacional dos anos 70/80 e MPB do século XX. A apresentação conta com a participação do baixista Juan de Almeida, que tocará ainda músicas autoriais de Guliano, com foco em rock, MPB e baião.

As ilustrações são resultado das disciplinas de Teorias e Técnicas de Pintura e Pintura II, ministradas por Mike Sam Chagas
(Foto: Divulgação)

A parceria entre o Paseo e a EBA-Ufba pretende aproximar a arte produzida na Bahia dos consumidores. São ainda prometidas outras exposições nascidas através da parceria, que seguirão temas variados, incluindo pinturas em geral, vitrinismo, design e decoração. As peças expostas continuarão a ser produzidas pelos alunos da EBA, supervisionados por professores da instituição de ensino, dentro das atividades curriculares de final de curso.

A parceria entre shopping e a EBA-Ufba promete outras exposições, que irão incluir vitrinismo, design e decoração
(Foto: Divulgação)

Resultado das disciplinas de Teorias e Técnicas de Pintura e Pintura II, ministradas por Mike Sam Chagas, as ilustrações utilizaram técnicas como Aquarela, Guache, Acrílica, óleo e grafite, no formato de LPs de 12 polegadas. 
 
Serviço:
Exposição Playback
Onde: Piso L2 do Shopping Paseo. Rua Rubens Guelli, 135, Itaigara.
Quando: De 5 de setembro a 8 de outubro, das 9h às 21h (segunda a sábado) e das 12h às 19h (domingo).
Entrada: Gratuita

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas