Exposição (R)Existência estreia em Salvador

entretenimento
19.08.2019, 13:00:00
Atualizado: 19.08.2019, 13:34:18
(Divulgação/ Marcinha Pinheiro)

Exposição (R)Existência estreia em Salvador

Projeto retrata comunidade quilombola de Cachoeira

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Recôncavo Baiano foi o local escolhido para a imersão da exposição (R)Existência, que estreia em Salvador nesta terça (20), com abertura hoje para convidados, na Alma Fine Art Galery, no Rio Vermelho. O projeto retrata a comunidade quilombola Engenho da Ponte, de Cachoeira, através das lentes dos fotógrafos Adalton Silva, Carlos Machado, Iara Oliveira, Márcia Pinheiro, Monic Grappi, Rejane Alice e Sara Nacif.

A curadoria da montagem é do também fotógrafo João Machado, que destaca, além da beleza natural do lugar, como as fotos conseguem refletir a simplicidade dos moradores: “Presenciei cenas pitorescas que nos remetem à atemporalidade, a felicidade de um povo com seus costumes, cultura, lutas e crenças”.

Essa representação cotidiana é o grande objetivo da coleção de fotografias. Para Adalton Silva, fotógrafo, esse trabalho também assume uma função social de registrar a realidade vivida, contando as histórias de um lugar distante do estereotipado, segundo ele.

A fotógrafa Rejane Alice conta que a imersão na comunidade serviu de inspiração para se aprofundar nos estudos sobre esses grupos: “A vivência me levou a pesquisar e estudar as comunidades quilombolas, verificando suas dificuldades e lutas. Pretendo continuar esse estudo”, concluiu.

Serviço
O quê: Exposição (R)Existência
Onde: Alma Fine Art Galery (Rio Vermelho) 
Quando: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados das 09h às 12h.
Entrada gratuita

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas