Exposição (R)Existência estreia em Salvador

Projeto retrata comunidade quilombola de Cachoeira

Publicado em 19 de agosto de 2019 às 13:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/ Marcinha Pinheiro

O Recôncavo Baiano foi o local escolhido para a imersão da exposição (R)Existência, que estreia em Salvador nesta terça (20), com abertura hoje para convidados, na Alma Fine Art Galery, no Rio Vermelho. O projeto retrata a comunidade quilombola Engenho da Ponte, de Cachoeira, através das lentes dos fotógrafos Adalton Silva, Carlos Machado, Iara Oliveira, Márcia Pinheiro, Monic Grappi, Rejane Alice e Sara Nacif.

A curadoria da montagem é do também fotógrafo João Machado, que destaca, além da beleza natural do lugar, como as fotos conseguem refletir a simplicidade dos moradores: “Presenciei cenas pitorescas que nos remetem à atemporalidade, a felicidade de um povo com seus costumes, cultura, lutas e crenças”.

Essa representação cotidiana é o grande objetivo da coleção de fotografias. Para Adalton Silva, fotógrafo, esse trabalho também assume uma função social de registrar a realidade vivida, contando as histórias de um lugar distante do estereotipado, segundo ele.

A fotógrafa Rejane Alice conta que a imersão na comunidade serviu de inspiração para se aprofundar nos estudos sobre esses grupos: “A vivência me levou a pesquisar e estudar as comunidades quilombolas, verificando suas dificuldades e lutas. Pretendo continuar esse estudo”, concluiu.

ServiçoO quê: Exposição (R)ExistênciaOnde: Alma Fine Art Galery (Rio Vermelho) Quando: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados das 09h às 12h.Entrada gratuita