Fábio Assunção faz acordo com a La Fúria; dinheiro vai pra dependentes químicos

‘Jamais passou pela cabeça censurar’, disse ator em pronunciamento; assista

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 12:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Ator da Globo e vocalista da La Fúria divulgaram vídeos simultâneos para falar sobre acordo (Foto: Reprodução) Sucesso da banda La Fúria, a música “Fábio Assunção”, que faz uma ‘homenagem’ ao ator e suas confusões, poderia causar uma dor de cabeça enorme ao grupo de pagode baiano, diante do teor e da possibilidade de processo na Justiça. 

No entanto, o artista resolveu levar tudo na esportiva, ainda que tenha passado a tratar a questão de forma bastante séria. Nesta terça-feira (22), ele divulgou uma sequência de três vídeos e a transcrição de seu pronunciamento sobre o caso, explicando que diante do sucesso da canção, e da repercussão, resolveu entrar em contato com a banda e fechar um acordo, que envolve os direitos autorais da canção.

“Oi, gente... Eu não pretendia tornar esse assunto público por vários motivos, mas a imprensa resolveu comentar e os meninos foram bem generosos fazendo o vídeo deles explicando nosso acordo sobre a música Fabio Assunção”, iniciou o artista, que entrou em contato com Bruno Magnata, vocalista da banda, e os produtores para acertar os detalhes do acordo.“100% dos valores arrecadados com a música serão doados para as instituições A e B como um ato irmanado entre quem sente essa dor e quem tem voz para ampliar a conscientização das pessoas”, disse Assunção, no discurso em que salienta a importância de falar sobre o perigo que envolve o consumo exagerado de álcool e outras drogas.[Passe para o lado para ver os outros dois vídeos pronunciamento e, mais abaixo, leia transcrição].

Também nesta terça, Bruno Magnata comentou o acordo e agradeceu o apoio do ator.

"A música ganhou uma proporção muito grande, com o público, em redes sociais, e foi aí que o próprio Fábio Assunção, esse cara que eu sou fã, nos procurou de forma muito madura, construtiva, conversou numa boa com a gente. Em momento nenhum ele falou de travar a música, de colocar em justiça, nem nada. Ele só pediu pra gente se juntar com ele e defender uma causa que é contra a dependência química e o álcool exagerado", explicou Magnata, após destacar que a composição é de Gabriel Bartz, cantor gaúcho com quem assina parceria.

Letra vai mudar Ainda em sua fala, Magnata diz que o acordo também envolve a mudança da letra da canção, o que também será definido por meio de acordo entre as partes."Quando a gente fala disso, deixa de ser uma brincadeira pra ser uma coisa séria. (...) Mais de 200 milhões de pessoas no mundo passam por essa dificuldade e a gente tá aqui em prol pra mudar essa situação, reverter tudo isso em coisa boa. Vamos mudar a letra da música, vamos fazer uma coisa legal, bacana, junto com Fábio, junto com Bartz", explicou o cantor.Magnata também reforçou qual será o destino dos direitos autorais. "Vamos doar todo o direito da música para instituição. Em nome de toda a família La Fúria, quero agradecer o carinho de vocês e dizer que o Fabão tá com a gente", concluiu.

Leia o pronunciamento de Fábio Assunção na íntegra:

"Oi Gente... eu não pretendia tornar esse assunto público por vários motivos, mas a imprensa resolveu comentar e os meninos foram bem generosos fazendo o video deles explicando nosso acordo sobre a música Fabio Assunção.  Antes de qualquer coisa eu preciso falar com as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu. Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zueira com a nossa dor. Minha preocupação é com quem sente na pele a dor de ser quem é. Com as suas famílias.

Para além disso, eu quero dizer que jamais me passou pela cabeça censurar a criatividade das pessoas, quando vi a tal zueira tomar proporções gigantescas como a música. Mas entre não censurar e deixar de conscientizar, existe um abismo que não me conforta. 

15% das pessoas do mundo tem problemas de adicção. É muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões e eu acho importante lembrar a todos que isso não tá escrito na certidão de nascimento. Todo mundo começa do mesmo jeito. Achando que tudo bem. E pode não terminar tudo bem. 

Foi pensando nisso que eu, minha equipe de comunicação e o corpo jurídico que me atende, decidimos entrar em contato com os meninos e tornar essa história um ato propositivo de ajuda a quem precisa e de conscientização de quem pode ainda acreditar ser um super herói. 100% dos valores arrecadados com a música serão doados para as instituições A e B como um ato irmanado entre quem sente essa dor e quem tem voz para ampliar a conscientização das pessoas. 

Nós não somos super heróis. Cuide de vc, cuide de quem você ama, cuide dos seus amigos nas festas. Seja responsável. Olhe pro outro e pra você, e se estiverem passando dos limites, ativem o modo! Lembrem que o Fabão aqui respeita a zueira, ama a brincadeira, mas quer vocês bem e vivos! Fortes, felizes e conscientes de seus atos e de suas vidas.

@gabrielbartz @brunomagnatareal"