Feira registra o triplo de homicídios no fim de semana após morte de PM

Escalada da violência começou após policial ser morto ao tentar impedir assalto

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 17 de junho de 2018 às 21:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Uma semana após a morte de um policial, em Salvador, que desencadeou um número recorde de mortes em apenas um final de semana (30 pessoas assassinadas em dois dias), Feira de Santana, no Centro Norte do estado, vive situação semelhante. Na madrugada de sexta para sábado (16), quando o policial militar Wagner Silva Araújo, 28 anos, reagiu a um assalto e acabou morto.

Desde então, e até o final da tarde deste domingo, a segunda maior cidade da Bahia contabilizou um total de 15 homicídios (10 deles no sábado), todos provenientes de disparos de arma de fogo e com vítimas do sexo masculino.

De acordo com o delegado Roberto Leal, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), apenas neste domingo as equipes da Polícia Civil registraram assassinatos nos bairros de Santa Mônica, Sítio Matias, Gabriela e um duplo homicídio, pela manhã, no bairro Mangabeira."Nossas equipes estão investigando os casos, mas seria leviano e precipitado qualquer pontuação sobre esses casos", explicou.A morte do PM Wagner Silva Araújo ocorreu quando ele saia de uma festa no bairro São João. Wagner estava de folga e curtia a festa. Quando saía do local, viu quatro bandidos abordando dois homens e uma mulher que estavam em um veículo Crossfox. PM Wagner Araújo foi baleado ao tentar ajudar vítima de assalto (Foto: Reprodução/Acorda Cidade) “Ele interviu e chegou a trocar tiros com os bandidos, mas um deles acertou um tiro no peito que o levou a óbito”, informou o delegado Leal, nesse sábado. Wagner era casado e deixa duas filhas, uma de 8 anos e outra recém-nascida. 

Os assaltantes fugiram levando pertences da vítima e o carro. O PM, que era lotado na 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), era casado e deixa duas filhas, uma de 8 anos e outra recém-nascida. 

Após o ocorrido, a polícia se surpreendeu com um movimento acima da média nos crimes que ocorrem no município nos finais de semana.“A média de homicídios na cidade (no final de semana) nunca é superior a cinco, no entanto, o domingo não acabou e já temos o triplo dessa média”, completou o delegado, que afirmou ainda ser muito cedo para dizer se há ligação entre os crimes ou que a escalada de violência esteja relacionada à morte do policial.“Ainda estamos em pleno processo de investigação, ouvindo testemunhas e parentes das vítimas, mas existe muita comoção entre os familiares, fato que dificulta o avanço das oitivas”, esclareceu.

A morte do PM Wagner Silva Araújo, por volta das 4h30 de sábado (16), é a oitava no estado, neste ano. Do total de mortos, dois estavam em serviço, cinco de folga e um era da reserva/reforma. Em 2017, 20 policiais militares foram assassinados na Bahia