Feminismo terá destaque na Flica, que começa nesta quinta e segue até domingo

Evento homenageia escritora mineira Conceição Evaristo

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 11 de outubro de 2018 às 12:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Com uma programação variada para adultos e crianças, a oitava edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) começa nesta quinta (11) e vai até domingo (14). O evento, que já homenageou, entre outros, Ana Maria Machado, Mãe Stella e Ruy Espinheira Filho, agora saúda a obra da escritora mineira Conceição Evaristo, que participa da mesa Admiráveis Olhos D' Água que nos Contemplam, com mediação da autora baiana Lívia Natália, sábado, às 20h.

Conceição Evaristo, 71 anos, escreve sobre temas relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. “Particularmente, considero esse o horário nobre da Flica. Queremos destacar a importância dela e de seu posicionamento no contexto da literatura e enquanto mulher negra. Conceição terá destaque máximo por tudo que ela representa”, destaca o curador do evento, o escritor e jornalista Tom Correia.

 Temas do universo feminino e a negritude estarão em pauta nas principais mesas do evento. “A gente sempre busca falar sobre representatividade, além de questões locais, pautando não só a literatura como também temáticas de todos indivíduos”, pontua Correia.

Para Conceição, a homenagem na Flica é sinônimo de resistência. “Quero que isso tenha retorno coletivo. Que o público possa conhecer outras autoras negras. É um passo em direção à democratização. É uma deferência a todas as mulheres negras que estão lutando e procurando se afirmar. E também àquelas não alfabetizadas, que trilharam um caminho pra gente percorrer”, ressalta.

Nas mesas de debate, que acontecem no Convento do Carmo, o evento vai reunir autores nacionais, como o paulista Julián Fuks, a filósofa paulista Djamila Ribeiro e o crítico mineiro Silviano Santiago, e internacionais, como a professora de sociologia americana Patricia Hill Collins e a escritora colombiana Margarita García Robayo.   A festa literária terá também  diversas performances artísticas que serão realizadas durante todos os dias do evento nas imediações da Praça da Aclamação e shows na escadaria do prédio histórico da Casa de Câmara e Cadeia. A programação inclui shows, performances poéticas, espetáculos de dança e teatro, entre o final da tarde e a noite.

Realizada pela Cali e iContent, com patrocínio do governo do estado, por meio do Fazcultura, a festa vai levar para a cidade do Recôncavo baiano mais de 30 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, segundo estimativas da prefeitura de Cachoeira. “É uma cidade incrível, que desperta uma memória afetiva grande, sem falar de toda sua riqueza cultural e histórica. Além da vasta programação, a festa dinamiza a economia local – hotéis ficam lotados e estabelecimentos vendem mais”, ressalta Correia. 

Mesas literárias da Flica 2018

Quinta, 11 de outubroMesa 1 – 15h “Escritores em um mundo intolerante e deserto de compaixão”Valter Hugo Mãe e Aleilton Fonseca Mediação: Zulu Araújo Escritor português Valter Hugo Mãe está na Bahia pela segunda vez (Foto: Divulgação) Mesa 2 – 19h “Pequenas revoluções em nossas trincheiras cotidianas”Julián Fuks e Aidil Araújo Lima Mediação: Wesley Correia

Sexta, 12 de outubroMesa 3 – 10h “A leveza das orquídeas mais pesadas do que a ventania”Noemi Jaffe e Ricardo Aleixo Mediação: Mônica MenezesMesa 4 – 15h “A feroz inquietude da escrita”Silviano Santiago e Marcus Vinícius Rodrigues Mediação: Luciene Azevedo Silviano Santiago, 81 anos, dividirá com o poeta e contista baiano Marcus Vinicius Rodrigues  (Foto: Cláudio Nadalin/ Divulgação) Mesa 5 – 19h “Sobre os corpos que brilham e tudo queimam”Margarita García Robayo (Colômbia) e Ryane Leão Mediação: Vania Dias

Sábado, 13 de outubroMesa 6 – 10h “Um olhar feminino sobre a arte de sujar sapatos”Eliane Brum e Catarina Guedes Mediação: Malu FontesMesa 7 – 14h “Os filtros que usamos na literatura do nosso tempo”Zack Magiezi e Edgard Abbehusen Mediação: Jéssica SmetakMesa 8 – 17h “Onde vivem as personagens que nos representam”Patricia Hill Collins (Estados Unidos) e Djamila Ribeiro Mediação: Florentina Souza Uma das escritoras mais vendidas do Brasil atualmente, a filósofa paulista Djamila Ribeiro é destaque da programação da Flica (Foto: Walter Craveiro/ Divulgação) Mesa 9 – 20h “Admiráveis olhos d’água que nos contemplam”Conceição Evaristo – Autora homenageada Mediação: Lívia Natália Conceição Evaristo é grande homenageada da Flica 2018 (Foto: Divulgação) Domingo, 14 de outubroMesa 10 – 10h Diálogos Insubmissos de Mulheres NegrasColetivo Zeferinas, Florentina Souza e Manuela Barbosa Mediação: Dayse Sacramento