Feridos em explosão de mina na Bahia recebem alta; dois morreram

Corpos de Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira serão enterrados em Serrinha

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 1 de março de 2019 às 15:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Facebook

Os três feridos em uma explosão que deixou dois mortos numa mina de ouro da empresa Leagold, em Teofilândia, Nordeste da Bahia, na noite desta quinta-feira (28), receberam alta na tarde desta sexta, segundo informou a mineradora em comunicado.

Os funcionários, cujos nomes não foram divulgados, receberam atendimento médico em Teofilândia e depois em Serrinha, onde serão enterrados os corpos de Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, vítimas fatais da explosão. O corpo de Leomar será enterrado as 17h dessa sexta-feira (1º) e o de Murilo amanhã, 10h.

A Polícia Civil informou que está investigando os motivos da explosão e por enquanto prefere não dar mais detalhes sobre o caso. A explosão ocorreu numa mina subterrânea, por volta das 22h30, no terceiro turno de trabalho.

A mina é de responsabilidade da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), empresa controlada pela Leagold. No comunicado, a empresa informou que “está dando todo o apoio aos envolvidos e familiares neste momento”.

“As autoridades policiais e instituições foram acionadas para avaliação da situação e a FBDM está totalmente mobilizada para que o acidente seja investigado e esclarecido o mais breve possível”, afirma.

Segundo a mineradora, “uma equipe da empresa também está investigando o ocorrido, conforme determina seu Sistema de Gestão de Segurança”, e diz ainda que “a FBDM e seus funcionários prestam as mais sinceras condolências às famílias dos colegas vitimados pelo acidente”.

Procurada para comentar o caso, a Agência Nacional de Mineração não respondeu.

A explosão ocorreu durante o terceiro turno de trabalho de operários da mina - conhecido como corujão. No momento do acidente, era feito o carregamento de frente, termo utilizado para preparação do local de detonação de uma determinada área para retirada de minério.