Festival Digitalia mistura pesquisa, cultura, arte e tecnologia

Gilberto Gil fará o grande encerramento do evento; confira destaques da programação

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Gerard Giaume/Divulgação

Para aproximar pesquisadores, artistas e produtores, a terceira edição do Digitalia promoverá atividades gratuitas de diferentes modalidades, entre esta quarta (30) e o próximo dia 3 (domingo). O evento que se apresenta com um misto entre congresso, festival e observatório de música e cultura digital, foi pensado para constituir uma estratégia de articulação entre a Universidade, a cadeia produtiva da música e suas variantes econômicas e tecnológicas, fatores frequentemente incluídos nas políticas culturais. Neste ano, terá como tema norteador “Da Tropicália à Digitalia: a Cultura no Brasil disruptivo”.

“Com a escolha do tema estamos fazendo uma ligação do Brasil da ditadura e como a cultura se comportava naquela época e o momento político de agora em um cenário conservador e de muita incerteza. A grande discussão desta edição é de que maneira vamos culturalizar a vida política atual do país”, explica Messias Bandeira, grande idealizador da iniciativa. 

Todas as atividades previstas para o Digitalia acontecerão no Goethe Institut, Praça Pedro Arcanjo, Mercadão do Rio Vermelho ou na concha Acústica do TCA. Entre os destaques da programação estão previstos shows das bandas AFROCIDADE e Bayo; das cantoras Luê e Livia Nery e ainda o rapper Edgar, que fez uma participação no mais recentedisco de Elza Soares, Deus é Mulher, na canção Exú nas Escolas. A programação ainda conta com apresentações de trabalhos que abordam questões como feminismo e negritude; e ainda mesas temáticas sobre direitos autorais,  economia digital, inovação e mais.

No evento também será lançada a biografia da banda Planet Hemp, que comemora 25 anos de carreira neste ano e terá sua história contada pelo escritor e jornalista Pedro de Luna. O lançamento contará ainda com sessão de autógrafos nesta quarta (30) às 17h, no Goethe-Institut.

O grande encerramento será feito pela Des-conferência, com a participação do padrinho do evento, Gilberto Gil. O cantor e ex-ministro da cultura refletirá sobre o Brasil da ditadura, cultura, o Brasil de agora e suas semelhanças, às 18h, na Concha. Outras atividades programadas poderão ser conferidas no site.