Festival literário: Flipelô encerra programação com literatura e dramaturgia

entretenimento
12.08.2019, 05:40:34
Atualizado: 12.08.2019, 05:48:02
(Priscila Natividade/CORREIO)

Festival literário: Flipelô encerra programação com literatura e dramaturgia

Volume de público superou expectativa da organização que planeja criar no próximo ano, a Rota das Artes com galerias e museus

Muita gente que acompanha adaptação de um livro para uma obra audiovisual quase sempre questiona se aquela transposição foi fidedigna ao original ou não. Mas a verdade é que ela, não é e nem precisa ser, como defende o autor de telenovelas Ricardo Linhares. “O que importa é manter a fidelidade ao tom do autor, mas o trabalho de adaptação é ir costurando uma história que você precisa inventar para ligar esses pontos emocionalmente”, afirmou o roteirista que tem no currículo três adaptações de obras de Jorge Amado para a televisão: Tieta (1989), Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, que inspiraram a novela Porto dos Milagres (2001).

Junto com o jornalista e autor do livro Se Eu Fechar os Olhos Agora, Edney Silvestre, Ricardo Linhares participou da mesa de debate Assista a Esse Livro, que discutiu a adaptação da mesma obra para a televisão e encerrou a programação da terceira edição da Flipelô, neste domingo (11). A mesa mediada pelo jornalista Ricardo Ishmael contou ainda com a participação da atriz Mariana Ximenes, que na minissérie da Rede Globo viveu a personagem Adalgisa.

Os convidados debateram junto com a plateia as dores e delícias de uma obra aberta, até mesmo quando adaptadas, assim como as estratégias narrativas para trazer a história de um livro para a televisão. “No caso da nossa parceria, o Ricardo (Linhares) mesmo antes de começar a escrever o roteiro da minissérie já tinha conversado comigo sobre as intenções que ele tinha para a história”, destacou Silvestre que disse que muitos elementos da história presentes nos dias atuais:

“Apesar de ser um livro ambientado nos anos 60, eu vejo uma época em que o Brasil vivia um momento sombrio, ao mesmo tempo em que buscava mudança. E eu acho que é esse tempo que a gente vive hoje de luz e sombra. Eu como repórter, tenho a presença do Brasil comigo o tempo todo. E o que eu vejo também surge na minha ficção. Tudo que eu escrevo é profundamente enraizado nisso”.

Sobre a obra
Exibida no mês de abril pela Rede Globo, Se Eu Fechar os Olhos Agora traz na sua trama suspense, crimes e um assassinato que poderosos de uma pequena cidade tentam esconder. “A Adalgisa foi uma delícia de fazer. Ela é uma mulher absolutamente contemporânea, que tem um envolvimento amoroso extraconjugal. É muito bom fazer uma mulher como essa principalmente nos tempos de hoje em que se fala tanto de feminismo na dramaturgia e na vida”, lembrou a atriz Mariana Ximenes.

O livro vencedor dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura em 2010. A adaptação para a televisão marcou também o último trabalho da atriz Ruth de Souza, que morreu aos 98 anos, no mês passado após uma pneumonia. Segundo o roteirista da minissérie, Ricardo Linhares, a personagem interpretou a cozinheira Madalena.

“Tive que batalhar muito para ter ela na série. A Globo tinha muito medo do estado de saúde dela. Eu escrevi para Ruth. Eu precisava disso. Ela foi no lançamento da minissérie  e estava linda. Muito feliz. Todos nós temos orgulho disso”, disse o roteirista.

Mais Flipelô
E a edição do ano que vem já está garantida, sempre na mesma semana em que se comemora o aniversário de Jorge Amado. Segundo a organização do evento, a ideia é criar ainda uma Rota das Artes que deve envolver as galerias e museus do Pelourinho.

A expectativa da Flipelô era receber 80 mil pessoas, mas com lotação completa em todos os espaços esta média acabou sendo superada. Nos últimos três anos, a Flipelô quase que quadruplicou o número de espaços. Em 2017 eram 12 locais fora os espaços oficiais. Este ano foram 40 espaços e mais 27 restaurantes que integram a Rota Gastronômica.

A professora Ligia Cristina de Souza, de 45 anos e a filha Thamires Maria de Souza, 18, saíram de Candeias para participar da Flipelô. “Eu particularmente gostei muito da edição deste ano. A programação do teatro acontecia de hora em hora, com opções para todos os públicos e gostos independente da idade”.

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO)

Noveleira assumida, ela contou que gostou muito da mesa que discutiu o processo de adaptação de uma obra literária para a televisão: “Amo novela. Eu me questionava muito quando colocavam elementos que não existiam no livro e quando você entende a estratégia que está ali por trás para fisgar a nossa atenção, fica ainda melhor”.

Estimulada desde criança a ler, a filha Thamires, concordou: “sempre li muito por influência de minha mãe. Como jovem, eu vejo que eventos como este servem de estímulo à leitura por prazer e não por obrigação”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sujo-de-oleo-filhote-de-tartaruga-e-encontrado-morto-em-vilas-do-atlantico/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-funcionario-do-domingao-do-faustao-ganha-acao-contra-globo/
Renatinho irá receber R$ 813.449,32 de indenização
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/briga-de-zeze-e-zilu-inspira-musica-de-wanessa-camargo/
Clipe tem até atores fazendo papel dos pais da cantora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/so-sairemos-das-praias-depois-que-estiverem-100-limpas-garante-prefeito-acm-neto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hoje-sei-o-que-e-depressao-funcionarios-da-petrobras-fazem-desabafo/
Relatos são de famílias destruídas e gente que precisou de ajuda psicológica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pedreiros-quebrando-coluna-de-predio-pouco-antes-do-desabamento/
Síndica do prédio, que acompanhava obra, continua desaparecida nos escombros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tiago-iorc-estreia-turne-acustico-mtv-na-bahia-neste-fim-de-semana/
Cantor faz shows em Feira de Santana e Salvador e apresenta inéditas do álbum Reconstrução
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/petrobras-sera-multada-em-r-300-mil-caso-realize-novas-transferencias-na-bahia/
Decisão foi comemorada por funcionários, que aplaudiram oficial de justiça na Torre Pituba; assista
Ler Mais