Fila grande para motel de Salvador viraliza em meio a suspeita de golpe

salvador
13.06.2021, 10:48:00
Atualizado: 13.06.2021, 19:45:48

Fila grande para motel de Salvador viraliza em meio a suspeita de golpe

Perfil oficial denunciou fake que estava cobrando por agendamentos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma fila de carros para o motel Le Royale, na Avenida São Rafael, em Salvador, chamou atenção de quem passou pelo local na noite do sábado (12), quando foi comemorado o Dia dos Namorados. Mas a alta demanda não seria somente a normalidade por conta da data dedicada aos casais: um perfil falso do estabelecimento no Instagram estava fazendo falsos agendamentos. Vídeos que mostram a fila na frente do hotel viralizaram neste domingo, junto com mensagens que relatam uma possível confusão por conta de agendamentos falsos. Apesar da denúncia da fraude com sua marca, a gerência do hotel diz que não houve casos conhecidos de pessoas que caíram no golpe.

Nas redes sociais, o Le Royale divulgou um comunicado alertando para o perfil falso, informando que ele estava cobrando dinheiro por reservas, segundo eles. Também divulgou uma nota esclarecendo que não trabalha com agendamento, apenas com ordem de chegada. O perfil falso mudou o nome depois da denúncia, mas continua no ar e ainda usa o leroyale no usuário. Também utiliza nome e descrição completamente iguais ao do original. O fake, contudo, tem bem menos seguidores e interações.

"A demanda por nossas suítes está muito alta, não estamos conseguindo responder a todos, portanto vamos deixar algumas informações importantes", diz a mensagem. A lista inclui a ausência de reservas, entrada por ordem de chegada, impossibilidade de informar disponibilidade das suítes com antecedência  e informações sobre horários de pernoite. 

Gerente da unidade, Paulino Costa Filho diz que a direção não recebeu nenhuma reclamação de pessoas que foram de fato vítimas da fraude e que é comum fazerem alertas por conta de perfis falsos. “Motel a gente não faz reserva, tem mais procura que oferta. Abre-se exceção às vezes, para um evento grande, um casamento. Duas ou três no ano. A procura foi muito grande, por isso a fila", diz. "De vez em quando temos clientes que ligam e falam que viram que estamos oferencendo jantar, cortesia. Tudo falso", diz. A orientação é que o cliente ligue para o estabelecimento sempre que se deparar com alguma oferta on-line que gere dúvidas.

A Polícia Civil informou não ter localizado nenhuma denúncia sobre o caso.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Fila para corajosos
As filas grandes geraram resenha nas redes sociais, em que vídeos mostravam o congestionamento causado na região. Muita gente resolveu aproveitar a data especial no motel. Um rapaz que encarou a fila acabou tendo que desistir por conta da demora. Ele conta ao CORREIO que decidiu de repente ir com a namorada ao local. 

"Minha namorada mora em Feira porque trabalha lá. Ela chegou aqui ontem de surpresa e aí pensei em fazer alguma coisa legal, passar a noite com ela pelo menos porque moro com meus pais e aí pensei em um jeito de retribuir a surpresa. Nós saímos pra comer e aí bateu a vontade... Pensei na ideia de ir pra um motel legal, é um lugar que já fomos, e aí pegamos a pista", começa. "Eu moro em São Rafael mesmo, a gente saiu pra comer na Barra, foi massa e tal. Quando chegamos perto da entrada da rua eu vi o engarrafamento e pensei 'não é possível'. A gente começou a rir, eu encostei na fila e ficou ela e eu olhando um pra cara do outro", continua.

Até que eles desistiram da fila, mas não da comemoração. "Ela disse que não tava disposta a pegar fila pra motel e fomos pra casa rindo. No final das contas, rolou no condomínio mesmo. O condomínio é muito grande, cheio de espaço e rolou no carro. Acabou sendo divertido, me senti com 15 anos", diz.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas