Filhote de baleia é encontrado morto na praia de Ondina, em Salvador

Animal pode ter sido o mesmo encontrado encalhado na praia de Armação na quarta-feira

Publicado em 19 de agosto de 2022 às 18:15

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Ana Lucia Albuquerque/CORREIO
. por Ana Lucia Albuquerque/CORREIO

Um filhote de baleia foi encontrado morto na areia da praia do bairro de Ondina, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (19).

O veterinário e coordenador do Instituto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans, afirma que é possível que o animal, macho recém-nascido, seja o mesmo encontrado encalhado na praia de Armação na última quarta-feira (17).

Isso acontece quando os animais se perdem e não conseguem encontrar a mãe. "O animal de quarta foi colocado no mar com vida e foi em direção ao mar aberto, mas se ele não encontrou a mãe, provavelmente, vem à morte. Tudo indica que é o mesmo animal", diz.

"A gente realizou a biometria, a sexagem, coleta de material para estudos genéticos e populacionais e depois coordenamos com a Limpurb a retirada do animal", completa.

A retirada e a destinação do animal é de responsabilidade dos órgãos municipais. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador informou que acionou o Projeto Baleia Jubarte que foi ao local fazer a retirada de uma amostra do mamífero e, sob orientação do projeto, o órgão destinou o animal para o aterro.

[[galeria]]