Finalmente, acabou: o rebaixamento é o esforço do Vitória recompensado

artigo
26.11.2018, 05:00:00
Atualizado: 26.11.2018, 10:32:28

Finalmente, acabou: o rebaixamento é o esforço do Vitória recompensado

Finalmente, acabou. Não se trata mais de improbabilidades matemáticas. Com (de)méritos e (des)honra, o Vitória está rebaixado. Aplausos. Vamos todos nos juntar à grande festa da incompetência que é a gestão rubro-negra.

Sejamos honestos: o rubro-negro se esforçou arduamente para isso. Marcou todos os itens da lista que leva à queda. Treinadores incompetentes premiados, jogadores mimados, má forma física, padrão de jogo inexistente, panela interna para derrubar treinador, diretoria inapta, marketing capenga... Vamos, pois, exaltar a perfeição da derrocada.

Convenhamos, o fundo do poço estava sendo cavado há tempos. Em 2016, Marinho foi contra a maré. Em 2017, fizemos um trabalho mais completo, com direito a pênalti esdrúxulo no fim do jogo derradeiro. Mas a Chapecoense, esta coração-mole, evitou. Já este ano aprendeu-se a lição. O negócio era cair já com antecedência, para evitar imprevistos.

Comemore-se! Viva à estupidez dos incompetentes de caneta! Viva à incapacidade dos beicinhos magoados de uniforme! Levantem seus copos: VOCÊS CONSEGUIRAM! Esta, sim, é uma exemplificação da meritocracia.

E eu entendo a dificuldade que vocês passarão, “gestores” e “jogadores”. De certo, do outro lado, nós torcedores não saberemos entender o que significou tamanho hercúleo trabalho para cair aos porões do futebol nacional. Muitos não prestarão a devida vênia a portentoso labor.

Mas eu não! Comigo é crédito cedido a quem de direito. Percebo, a olhos esbugalhados frente ao terror da injúria, que foram vocês, apenas vocês, os responsáveis por este rebaixamento. Parabéns! Amplifique-se a hashtag da realidade: #RebaixadoComOECV.

No entanto, amparados no esconderijo silencioso dos covardes, aquele onde impera a falta de hombridade, de brio e de vergonha na cara, nada farão. E, olha, talvez seja melhor ficarem aí, no escurinho, levantando suas Champagne em festa. Questão de segurança. 

A torcida, que rompeu com o clube na reta final, desacreditada e desamparada, não está muito a fim de papo, não. O sentimento é de sopa de tamanco na fuça de senhor todo-mundo.

E para não correr o risco de eu não estar sendo claro o suficiente, aqui vai uma sugestão. Monte-se um plano de demissão voluntária, faça-se mutirão, rompam-se contratos na balaiada e se piquem do Vitória. Por falta de adeus, porta da rua, serventia da casa, não será. Peguem suas chupetas e suas muletas e vão para bem longe do Barradão.

Porque o Vitória é muito maior que o ego estupidamente inflado de vocês. Se couber a nós, torcedores, a gente abraça esta instituição mais que centenária e reconstrói. Está no poder e na manutenção da democracia, no ouvir o torcedor, o caminho para o reerguimento do clube.

A torcida é, pois, a razão de existir de um clube de futebol da envergadura gigantesca do Vitória. A vergonha que sentimos do que foi feito neste 2018 nos empurra para longe. Ainda assim, existe a esperança e a certeza: sim, o Vitória voltará a ser grande. Mas certamente não com vocês.

Gabriel Galo é escritor, rubro-negro e quer o Vitória grande de novo.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais