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Antônio Meira Jr.
Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 05:00
- Atualizado há um ano
Depois de muitas especulações, a Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram essa semana em Dearborn, sede da Ford nos Estados Unidos, o primeiro acordo formal de uma ampla aliança. Por meio deste entendimento, as empresas devem aumentar sua competitividade e atender melhor os consumidores em uma era de rápidas mudanças na indústria automotiva. A aliança vai gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias. O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, confirmaram que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais a partir de 2022. Na prática, a nova geração da Amarok será desenvolvida pela Ford, ou seja, a Ranger será a base utilizada para uma picape média das duas empresas. Em uma reunião com a imprensa brasileira nos EUA, Lyle Watters, presidente da Ford na América do Sul, confirmou que depois de picapes e vans as próximas etapas desta aliança vão abranger serviços de mobilidade, modelos elétricos e autônomos. Um dos primeiros produtos desta aliança será uma picape. Ou seja, a nova geração da VW Amarok terá a plataforma da Ford Ranger VENDAS GLOBAIS De acordo com o levantamento da Focus 2 Move, o Grupo Volkswagen, que engloba as marcas VW, Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat e Skoda, vendeu 10.830.625 veículos em todo o mundo no ano passado, um acréscimo de 2,2% em relação a 2017. A segunda posição ficou com a Toyota, que somando as vendas de Lexus, Daihatsu e Scion chegou a 10.520.655 unidades, o crescimento também foi de 2,2%. A Aliança Renault Nissan, que engloba ainda Lada, Mitsubishi, Dacia, Infiniti, Datsun, Samsung, CMC e ZNA, cresceu 1,3% e chegou aos 10.360.992 exemplares comercializados. Estes três grupos são responsáveis por mais de 30% dos veículos que foram às ruas no ano passado. A VW ficou com 11,4% de participação mundial, a Toyota com 11,2% e a Renault-Nissan com 10,9%. A pesquisa inclui automóveis e comerciais leves. O Grupo VW foi o que mais vendeu em 2018 (Foto: Betto Jr/Arquivo CORREIO) O QUARTO E O QUINTO A quarta posição em vendas ficou com a General Motors, que agrega sob sua responsabilidade Baojun, Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Holden, Ravon e Wuling, vendendo 8.786.987 unidades em 2018. Esse volume representa uma queda de 2% em relação a 2017 e deixa a GM com 9,2% da participação mundial. O grupo sul-coreano Hyundai, que inclui Kia e Genesis, cresceu 3,2%, o maior volume entre os dez primeiros, e chegou a 7.507.945 veículos. Representa 7,9% do total mundial.
DO SEXTO AO DÉCIMO A Ford, que controla a Lincoln e a pequena Troller, caiu 8,9%. No total foram 5.734.306 unidades comercializadas em 2018 (6% das vendas mundiais). A sétima posição ficou com a Honda, que inclui sua divisão premium, a Acura. A empresa japonesa caiu 0,6% e teve 5.265.125 unidades vendidas no ano passado (5,5% das vendas globais). O grupo FCA, que inclui Chrysler, Fiat, Dodge, Ram, Jeep, Alfa Romeo, Ferrari e Maserati, repetiu o volume obtido em 2017: 4.840.664 unidades (5,1% das vendas mundiais). O grupo francês PSA, que controla Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, teve uma queda de 2,9% e fechou o último ano com 4.125.683 unidades ou 4,3% do mercado global. Em décimo ficou a Suzuki, que também é responsável pela Maruti, com 3.213.224 unidades, o que representa 1,2% de crescimento e 3,4% das vendas globais.
OS MODELOS MAIS VENDIDOS Ainda de acordo com a Focus 2 Move, o Toyota Corolla foi o modelo mais vendido no mundo em 2018. Foram 995.356 unidades. A segunda posição ficou com as picapes da Série F da Ford com 891.776 exemplares. Fechando o ranking dos três mais vendidos no último ano vem o Honda Civic com 696.224 carros. A quarta posição ficou com o Toyota RAV-4 (694.822) e a quinta com o Volkswagen Golf (672.023). Da sexta à décima colocação ficaram: VW Tiguan (660.662), VW Polo (611.567), Honda CR-V (591.630), Toyota Camry (559.100) e Chevrolet Silverado (532.070). O Toyota Corolla foi o carro mais vendido do mundo em 2018 (Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)