Fórum da Ademi discute sustentabilidade e inovação na construção civil

Com inscrições abertas, evento em Salvador vai celebrar Semana do Meio Ambiente

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 31 de maio de 2018 às 20:43

- Atualizado há um ano

A Semana Nacional do Meio Ambiente será comemorada em Salvador no dia 7 de junho com o Fórum de Sustentabilidade. Inovação ambiental e startups da construção civil estão entre os destaques da 9ª edição do evento, que é realizado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi).

O evento busca trazer novidades para o setor no Brasil e no mundo, incluindo inovações tecnológicas que podem ser aplicadas na Bahia. “Já não é aquela conversa sobre meio ambiente olhando apenas o aspecto ambiental, mas sustentabilidade, que envolve a parte social, econômica e também a ambiental”, explica Rafael Valente, diretor de responsabilidade social da Ademi.  Inscrições para 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade estão abertas (Imagem: Divulgação/Ademi) Para o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coautor do livro ‘Gestão de Negócios Sustentáveis’, Eduardo Pedreira, as empresas não devem olhar apenas para a responsabilidade ambiental, mas para inovação ambiental, que envolve a redução do impacto ambiental, a inovação e o aumento dos lucros sustentáveis das empresas.

“É preciso achar caminhos não somente para diminuir o impacto da nossa atividade no meio ambiente, mas ir além e perceber que posturas ambientais inovadoras são o melhor caminho para o lucro sustentável”, ressalta Pedreira, que vai palestrar no evento.

As startups da construção civil, chamadas ConstruTechs, também integram a programação.

Mostrando que é possível economizar cerca de 90% em recursos hídricos e reduzir 85% dos resíduos em obras, a TecVerde, startup paranaense, é uma das que confirmaram presença no Fórum. Ela possui uma linha de produção totalmente automatizada que possibilita aumentar a produtividade e diminuir custos. 

Além da startup do Paraná, as baianas Construcode e Engpiso também estarão no evento apresentando seus cases de sucesso.

Inscrições Para garantir a participação, é preciso realizar inscrição no site da Ademi. O evento acontece no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, e o investimento é de R$ 80 (R$ 40 para estudante). 

Alunos que ganharam prêmios de inovação da Ademi também vão participar do evento. O Fórum de Sustentabilidade conta com apoio da Caixa Econômica Federal e Bahia Gás.

9ª edição do Fórum de Sustentabilidade da Ademi-BaData: 7 de junho (quinta-feira)Horário: das 14h às 17h30Local: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping)Inscrições e programação completa: ademi-ba.com.br

Confira o que vai acontecer no evento: Palestra. Inovação Ambiental | Prof. Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis. Palestra. Startups - inovando na construção civil | Eduardo Athayde,  Administrador, MBA, membro da equipe internacional do WWI-Worldwatch Institute. Pesquisa Acadêmica: Concreto com pó de mármore | Ricardo Castro e Ricardo Freitas, estudantes do Curso de Engenharia Civil do Senai/Cimatec. Pesquisa Acadêmica: Tema: Integração entre BIM e life cycle | Clara Galvão, estudante do Curso de Engenharia Civil da UFBA. Startup. Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood Frame | Vicente Pires Junior, Engenheiro Civil com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Startup. Canteiros digitais, menos riscos e mais produtividade nas obras | Diego Mendes, Engenheiro Civil CEO da ConstruCODE, startup baiana premiada pelo CREA-BA. Case Inovação. Inovação Ambiental, IoT e Construtech | Raymundo Dórea, CEO da Engpiso Engenharia & Soluções Integradas; Prêmio Nacional de Inovação (PNI- Edição 2016/2017). Case Inovação. Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Consumo Consciente - Reconectando  nossa vida e o mundo dos negócios à sustentabilidade | Lucas Guanabara Engenheiro de Produção com MBA em Gestão de Projetos e José Peroba Filho, Engenheiro Mecânico CEO da SPEC – Segurança e Proteção Ecológica Ltda.