Franquias do Mc Donald's não vão entregar canudos plásticos aos clientes voluntariamente

Quem quiser usar o utensílio nas franquias da Arcos Dourados vai ter que pedir

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2018 às 11:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A polêmica sobre o uso de canudos plásticos chegou às grandes empresas. A Arcos Dourados, maior franquia independente do Mc Donald's, anunciou que não vai mais entregar o utensílio voluntariamente aos clientes. Quem quiser canudo plástico, terá que pedir.

A medida vai ser implantada primeiro no Brasil, e depois vai se estender aos países da América Latina e Caribe. 

“O McDonald’s começou esse trabalho há alguns anos com a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem de resíduos realizada em nossos restaurantes. Agora, estamos empenhados no desenvolvimento de alternativas para a substituição dos canudos plásticos. Além disso, estamos buscando parcerias com governos e ONGs para ampliar a discussão pública e encontrarmos soluções em conjunto”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados.

A empresa informou que está procurando soluções para o tema, por meio e pilotos em vários mercados. Além dos canudos, a empresa também está procurando solução para substituir os atuais copos plásticos por modelos recicláveis.

Disney Além da Arcos Dourados, a Disney também anunciou que vai tomar medidas sobre os canudos plásticos. A Walt Disney Company afirmou que vai eliminar os canudos de plástico até o fim do primeiro semestre de 2019. 

A empresa afirmou que o objetivo é os mais de 175 milhões de canudos e 13 milhões de mexedores plásticos descartados anualmente nos parques da Disney. O único parque que ficará de fora da iniciativa é o de Tóquio, no Japão.

Para crescer ainda mais no campo ambiental, a Disney está trabalhando em conjunto com a Conservation International, uma ONG que visa proteger a biodiversidade da terra. O CEO da empresa, M. Sanjayan, acredita que a Disney sempre se inspirou na natureza e ressalta a importância desse passo: "O anúncio de hoje é mais do que reduzir o desperdício de plástico, mas também sobre mostrar para milhões de crianças e adultos de todo o mundo as muitas maneiras de mudar nossos hábitos diários para cuidar dos oceanos e proteger a natureza que nos sustenta".

No começo do mês, o Starbucks também aceitou o compromisso de eliminar os canudos plásticos de todas as suas 28 mil lojas ao redor do mundo até o ano de 2020, assim como o McDonald's, que anunciou que substituirá os canudos plásticos por canudos de papel, inicialmente nos restaurantes do Reino Unido, Irlanda e Austrália.