Fundação arrecada e faz doações para orfanatos e asilos de Salvador

Entidade foi criada por empresário em homenagem à filha de 13 anos que morreu

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2020 às 10:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Samir Zaveri, presidente da BMI, agência que promove feiras de educação em todo o mundo, criou em maio uma fundação para ajudar dezenas de famílias de pequenas cidades da Bahia que vivem em situação de extrema pobreza. 

Zaveri conta que resolveu ajudar em Salvador depois da triste notícia da morte da filha Sophia, de 13 anos. Ele estava em Salvador quando foi informado da perda. A instituição fundada leva o nome da garota e está aberta para receber doações.

A Fundação Sophia Zaveri oferecerá ainda apoio contínuo durante todo o ano de alimentos e suprimentos a um orfanato em Salvador, que abriga e educa crianças pequenas. Dependendo do número de doações, o objetivo da fundação é abrir um orfanato permanente na região. Eles também fizeram doações de cestas básicas e fraldas ao Lar Recanto dos Idosos.

O projeto também dará um amparo especial para futuros médicos e professores que vivem em condições socioeconômicas vulneráveis: “Além disso, vamos ajudar um grupo de estudantes de universidades públicas que entraram através do sistema de cotas e que não têm como pagar a condução até o local de estudo ou têm que abandonar as aulas para trabalhar para ajudar as suas famílias”, conta o empresário. 

Nascida no Brasil, Sophia tinha mãe brasileira e passou parte da infância em Salvador. Ela frequentemente passava férias na Bahia e, embora morasse na Inglaterra, passava muito tempo em terras brasileiras.

“Ela era a luz das nossas vidas e quando via pessoas pobres aqui no Brasil, sempre perguntava se podíamos ajudá-las de alguma forma e que quando tivesse idade suficiente, trabalharia para divertir e ajudar crianças carentes”, lembra o pai.

A BMI já ajudava orfanatos no Brasil e na Colômbia há anos. Ao lado do pai, Sophia visitou instituições para crianças carentes em Salvador durante o Natal, levando alimentos e brinquedos.