Furdunço e Fuzuê reúnem mais de 80 atrações gratuitas no fim de semana

'Vai Ferver', diz vocalista do Àttooxxá sobre o pré-Carnaval

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Fuzuê e o Furdunço antecipam o clima de Carnaval neste fim de semana, seja para matar a vontade de quem vai viajar e não vai poder curtir a festa, seja para quem vai ficar em Salvador, mas não aguenta esperar a folia chegar. São dois dias de prévia, sábado (23) e domingo (24), com mais de 80 atrações gratuitas no Circuito Orlando Tapajós, de Ondina até a Barra.

Com direito a fantasias e serpentina, o Fuzuê acontece sábado (23), a partir das 16h, com a proposta de um Carnaval mais intimista para toda a família, ao som de bandinhas, fanfarras e outras atrações que desfilam no chão. Mas quem acha que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu, o Furdunço, que acontece domingo (24), às 15h, é a opção mais próxima do Carnaval de Dodô (1920-1978) e Osmar Macêdo (1920-1997), criadores do trio.

Desfilando em versões menores do caminhão sonoro, estão artistas como os irmãos Armandinho, Aroldo, Betinho e André, herdeiros de Osmar. Veteranos da folia baiana, os irmãos Macêdo arrastam uma das pipocas mais tradicionais do Carnaval e comemoram 45 anos de formação da banda Armandinho, Dodô e Osmar.

Além deles, a folia conta com nomes como os cantores Gerônimo e Denny Denan, que por anos deu voz à Timbalada, além dos grupos Mudei de Nome, Quabales e Àttooxxá. “A gente tem uma programação bastante variada e vai ser muito especial”, garante o presidente da Saltur, Isaac Edington, responsável pela realização do Furdunço e Fuzuê desde 2014 e 2016, respectivamente.

“A Prefeitura criou o Furdunço e sentiu a necessidade de uma coisa ainda mais intimista, sem o som eletrônico: o Fuzuê. É uma pipoca com famílias inteiras e muita gente fantasiada. As duas festas dão aquele gostinho do Carnaval e dão a oportunidade para as pessoas que vão viajar e não vão poder ficar na capital”, resume Isaac sobre as festas pré-carnavalescas. (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO) Vai ferver Apesar do som amplificado, o Furdunço também abre espaço para a aproximação com o público e quem atesta isso é o cantor Raoni Knalha, 30 anos, do Àttooxxá. “Tem um âmbito mais íntimo. Como a festa traz essa diferença de atrações, sem grandes trios, o público se sente mais participativo e próximo da banda. No Furdunço, a gente está bem mais perto, olho no olho, e isso é especial”, elogia.

Puxando um trio no Furdunço pela primeira vez, o Àttooxxá leva seu pagodão eletrônico para o meio da rua, já que no ano passado se apresentou no camarote em frente ao desfile. A ideia do grupo é fazer uma versão do ensaio de Verão Tá Batenu e dar uma prévia do que vai mostrar no Carnaval, quando puxa um trio pipoca com os badalados Major Lazer e Tropkillaz.

Duo de música eletrônica que lançou hoje o clipe Bola, Rebola com Anitta, gravado em Salvador, o Tropkillaz foi quem fez o convite. “Os caras estão acostumados a tocar em grandes festivais no Brasil e no mundo e essa é uma festa que eles não tinham explorado ainda. Mas, me desculpem os festivais: não tem festa maior que o Carnaval de Salvador (risos). A gente se sente honrado”, vibra Raoni.

A temporada “vai ferver”, promete o cantor, citando a música lançada ontem pelo Àttooxxá. Quem não puder curtir o último ensaio do grupo hoje, às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, tem mais uma chance no Furdunço, domingo. “As bandas estão lá para reiterar como é feito o Carnaval desde a origem, sem o apartheid, onde todo mundo pode participar e brincar na paz”, convida.

Serviço Fuzuê: sábado (23), a partir das 16h. Furdunço: domingo, (24) a partir das 15h Onde: Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra) Entrada gratuita

Programação completa

Fuzuê (23), a partir das 16h Bike Fuzuê  Carrinhos de Café Banda da Guarda Municipal Tio Paulinho Stripulia Coral Cant@art Oficina de Frevos e Dobrados Quabales Cia de Danças e Folguedos Terno de Reis Rosa Menina As Ganhadeiras de Itapuã Fanfarra Canelight Gravata Doida Bejuzeiras de Areia Branca Mascarados de Maragojipe Chegança dos Marujos Fragata Brasileira Barquinha de Bom Jesus dos Pobres Grupo Cultural Mandu Caretas Tradicional de Acupe Grupo Folclórico Zambiapunga Grupo de Mascarados de Maragojipe – Maralegia Caretas de Cairú Paroano Sai Milhó Walter Queiroz Fanfarra.bbg Afoxé Korin Nagô Só Samba de Roda Escola de Samba Unidos de Itapuã Pierrot Tradição Plataforma Axé Dadá  Capoeira Mangangá Insaba Maza Amigos do Babá Grupo Fuzuê Junino Tudo X Transforma Aldeia Coletivo Cênico Banda Big Show Arraiá das Marias Fanfarra Santa Barbara  

Furdunço (24), a partir das 15h Rixô Elétrico Paulo DJ Gira Ingonça Andarilho Elétrico Bike Axé Mamah Soares Bike da Alegria Sylvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro Espaço Musical Maira Lins e o Boteco Elétrico Micro Trio de Ivan Huol Flor Serena - Rural Elétrica Grupo Marana DJ Parente e DJ Sucesso Ton DNA Dodô Primos Elétricos Faustão e os Mongas Vitrola Baiana Eletric Team Quabales  Forró Massapê Família Macedo Mudei de Nome Forró do Tico Geovana Costa Forró Zé Baratino Duas Medidas* Fit Dance Os Informais Samba de Farofa Jau Banda Cativeiro Gerônimo Adriano Rezende Mambolada A Mulherada Mammá Di Souza Trio Bahia Bass - TeleFunkSoul e Convidados Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas Solares Denny Denan Trio do Reggae Shantay Furdance Colher de Pau Attooxxà