Gamboa: OAB-Ba diz que vai cobrar da Corregedoria e da SSP afastamento de PMs

Presidente de Comissão da OAB diz ainda que cobrará urgência na instalação de câmeras em viaturas e fardas da PM

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2022 às 10:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Wendel/Arquivo CORREIO

A OAB da Bahia informou nessa quarta-feira (2) que, diante da gravidade das denúncias sobre a ação policial na Gamboa, que deixou três mortos, na madrugada da última terça-feira (1), que irá cobrar da Corregedoria da PM e da Secretaria de Segurança Pública uma investigação transparente e minuciosa do ocorrido, com o afastamento dos policiais envolvidos na ocorrência e outras medidas de proteção às testemunhas.

Em nota assinada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Rodrigues, a Ordem informou também que cobrará ainda urgência na instalação de câmeras em viaturas e fardas da PM-BA, "prometida pelo governo do Estado desde o ano passado, que no mundo inteiro vem garantindo mais transparência às ações policiais, reduzindo sua letalidade e garantindo mais proteção aos próprios agentes e aos outros cidadãos".

Na nota, o presidente da comissão informa também que a Ordem acompanha com preocupação o caso da operação da Polícia Militar na comunidade da Gamboa de Baixo, na Avenida Contorno, na madrugada desta terça-feira (01/03), que deixou três mortos, identificados como Alexandre Santos, Cleberson Guimarães e Patrick Sapucaia.

Segundo a PM, as mortes resultaram de uma troca de tiros. Os policiais teriam ido averiguar uma denúncia e, ao chegarem ao local, teriam sido recebidos a bala, tendo apenas revidado ao ataque. A polícia diz que com o trio foram apreendidas armas e drogas. Não foram apresentados antecedentes criminais dos mortos.

Durante protesto realizado na manhã da última terça-feira (1), na Avenida Contorno,  moradores da Gamboa de Baixo, familiares e vizinhos dos três jovens negros mortos denunciaram à imprensa que o que houve foi uma execução sumária de três jovens que estariam desarmados, em meio a uma ação agressiva dos policiais, que teria chegado atirando, usando gás lacrimogêneo e de pimenta e ofendendo os moradores.