Gangue de falsos médicos é descoberta atuando no interior da Bahia

bahia
17.08.2021, 12:00:55
Atualizado: 17.08.2021, 17:45:13
Jitaúna tem 13 mil habitantes (Foto: Divulgação)

Gangue de falsos médicos é descoberta atuando no interior da Bahia

Mandados de prisão foram cumpridos em Jitaúna

A Polícia Federal de Vitória da Conquista descobriu cinco falsos médicos trabalhando no hospital municipal de Jitaúna, no Sudoeste da Bahia. Os farsantes foram descobertos nesta terça-feira (17) durante uma operação.

A ação é voltada ao combate da prática ilegal de medicina, falsificação de diploma do curso superior emitido por universidade estrangeira, bem como transferência externa para universidades brasileiras mediante apresentação de currículo falso de instituição estrangeira.

Os médicos ou os candidatos pagavam um valor para ter facilitada essa transferência externa e depois começavam a atuar nos municípios brasileiros, principalmente em postos de saúde e hospitais.

Hoje, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. O restante dos suspeitos conseguiram fugir para cidades do Espírito Santo e Amazonas. 

Os falsos médicos responderão por uso de documento falso, exercício ilegal da medicina, peculato e associação criminosa.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas