Ganhadeiras de Itapuã comemoram 15 anos com gravação de DVD

Mariene de Castro e Saulo Fernandes participam da gravação que acontece no Teatro Castro Alves

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Meneses
  • Fernanda Meneses

Publicado em 31 de julho de 2019 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/ Ricardo Prado

Quinze  anos e muita luta depois, o grupo de senhoras de Itapuã que ganhou o mundo grava seu primeiro DVD,  hoje, no Teatro Castro Alves,  em comemoração a sua história.

O gupo As Ganhadeiras de Itapuã nasceu, em 2004, com o desejo de manter viva a cultura das mulheres empreendedoras do bairro,  que sempre  ganharam a vida lavando roupa na Lagoa do Abaeté ou saindo  com balaios para vender  quitutes. A labuta era sempre animada com  canções de trabalho.

Para dar uma perspectiva mais ampla ao espetáculo, a diretora artística e audiovisual do DVD, Dayse Porto,  mergulhou  na história das Ganhadeiras e do bairro. E leva ao palco a atmosfera, paisagens, cores e projeções com imagens históricas do bairro, além de toda a história de luta das mulheres negras e seu canto de trabalho. As Ganhadeiras de Itapuã gravam DVD (Divulgação/ Ricardo Prado) Grandes nomes da música baiana que fazem parte da história das Ganhadeiras, como Mariene de Castro, Margareth Menezes, Saulo Fernandes, Larissa Luz, o grupo afro Malê Debalê e o sambista Seu Regi de Itapuã, estarão no palco para celebrar o momento especial.

Mariene é considerada a madrinha das Ganhadeiras e foi uma das  primeiras artistas a apoiá-las. A baiana de acarajé e ex-lavadeira Dona Tereza  reforça a importância de todos os artistas e lembra dos momentos que Mariene e Margareth cederam os palcos para elas. “Mariene é uma madrinha para o nosso grupo. Ela e Margareth deram um empurrãozinho muito bom”, explica.

Dona Tereza se juntou à turma  por pura  diversão e hoje se sente muito feliz por estar celebrando esses 15 anos. “Eu sou muito grata  porque nós estamos resgatando uma história da nossa juventude”, conta.

Dona Mariinha, 85, revela que estavam esperando há muito tempo por esse DVD, que fica como uma herança  para os netos e bisnetos. “Um sentimento de gratidão, muita gratidão, muito esforço e muita união. Isso que faz a alegria de estarmos juntas”, explica Mariinha.

No repertório do DVD,  viabilizado pela Natura Musical e Fazcultura,  vão entrar  canções autorais e de de compositores de Itapuã, além de uma passagem por canções de Dorival Caymmi. A direção musical e os arranjos são assinados por Amadeu Alves. 

ServiçoO quê: Gravação do DVD das Ganhadeiras de ItapuãOnde: Teatro Castro Alves (Campo Grande)Quando: Quarta, dia 30 de julho, às 20hIngresso: R$ 40 | R$ 20

*Com supervisão da editora Ana Cristina Pereira