Geomanta de 2 mil m² é entregue a moradores de São Marcos

Prefeitura também entregou campo de futebol reformado em Pau da Lima

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2018 às 16:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Moradores da Rua Aurízio Fernandes, no bairro de São Marcos, em Salvador, já podem ficar mais tranquilos em dias de chuva. É que por lá a prefeitura entregou, na manhã deste sábado (5), uma geomanta que mede cerca de 2 mil metros quadrados. A proteção, que é feita com materiais sintéticos, faz com que a água da chuva escoe sem levar com ela os sedimentos da terra. 

Ao todo, foram gastos R$ 280 mil para a aplicação da proteção que vai evitar que a encosta ceda, levando imóveis da parte de cima, ou ainda impedindo que os sedimentos avancem sobre os imóveis da parte inferior.

"Imagine o impacto que é trazer o sossego para 100 famílias que moram próximo à encosta. São esses investimentos que a gente vem fazendo nas áreas de maior risco desde 2015. Com muita intensidade tem se tornado prioridade para a prefeitura", comentou o prefeito ACM Neto, que foi até o local para fazer a entrega da obra. "É claro que, nesse período de chuva, a preocupação tira o sono do prefeito e de quem mora nas encostas. Por isso, não poupamos esforços no sentido de ampliar as áreas protegidas da cidade", completou o gestor. Durante a entrega, Neto adiantou que uma geomanta também será aplicada no bairro de Pau Lima, nas proximidades do Campo do Geninho, na Rua São José.

"Os moradores, durante uma visita que fiz ao bairro [Pau da Lima], me puxaram pelo braço e me fizeram andar em direção a uma encosta, me mostrando como estava a situação. Então, eu pedi à Defesa Civil (Codesal) que avaliasse a aplicação de uma geomanta. O orçamento já foi feito e, nesse momento, estamos autorizando a sua aplicação", assegurou o prefeito.

A técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude, eliminando absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.

A duração do material é de cinco anos, em média. Cerca de 90 áreas já receberam a técnica em toda a cidade. Neto e comitiva visitam local de entrega das obras (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Campo de Futebol Inclusive, após a entrega da geomanta em São Marcos, o prefeito seguiu para Pau da Lima, onde, depois de quatro meses, entregou o Campo do Geninho completamente reformado, na Rua São José (esquina com a Avenida Gal Costa).

O líder comunitário Genivaldo Pereira, 48 anos, o Geninho, que dá nome ao campo de futebol, teve a ideia, 24 anos atrás, de criar um espaço onde crianças e adultos pudessem bater um baba. Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Dezesseis anos depois de fundar o espaço, e após bater o pé firme na ideia de conseguir a revitalização do espaço, o líder comunitário conseguiu com as autoridades municipais da época uma pequena reforma no campo. Mas, desde então, nenhuma manutenção havia sido feita. "Foi com muita luta que conseguimos, mas, desde então, nada mais foi feito. Por aqui, já não tinha mais traves e os jogadores rasgavam as camisas nas redes de proteção", lembra Geninho. 

Para a reforma do campo que leva o seu nome a prefeitura investiu R$ 244 mil, que foram gastos com drenagem, esgotamento sanitário, passeios, instalação de alambrado, terraplenagem, muretas, traves, rede de cobertura e contenção em alvenaria de pedra. De acordo com a prefeitura, Salvador já conta com 295 campos e quadras reformados desde 2013.