HBO estreia série documental sobre LGBTs que se assumiram

Com dez episódios, Fora do Armário entra na programação a partir de hoje (5), misturando entrevistas com passagens da vida dos personagens

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2018 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Com 10 episódios, estreia hoje (5), no canal HBO, a série documental Fora do Armário, que tem como temas principais sexualidade e identidade de gênero. Com criação e direção de Guto Barra e Tatiana Issa, da Producing Partners, o programa apresenta, por meio de entrevistas e passagens da vida real, personagens que falam sobre descoberta, aceitação e exposição da identidade sexual diante da sociedade, que ainda trata o assunto como tabu.

O primeiro episódio, que trata especificamente de transexualidade. Três protagonistas jovens, que no momento lidam bem com sua própria identidade, contam como a transição de gênero impactou o convívio com suas respectivas famílias. A primeira, Raphaela Laet, também conhecida como Queen B pelos jovens fãs de jogos na internet no Brasil, passou por um processo de aceitação dos pais e irmão razoavelmente descomplicado e, durante as filmagens, chegou a fazer cirurgia de redesignação sexual.

Em um universo menos flexível, os jovens homens transgêneros Caio e Kaito sofreram rejeição dos parentes. Kaito, que tem uma irmã gêmea univitelina, precisou abandonar sua casa, em Manaus, e atravessar o país para viver plenamente sua identidade em Curitiba. Já Caio, descendente de japoneses, enfrentou preconceito do próprio pai, que aos poucos conseguiu entender e apoiar o filho.

Os próximos episódios abordarão o assunto por outros olhares, como o de uma mãe que só contou sobre sua homossexualidade após a revelação do filho gay. E um pastor evangélico, que chegou a realizar sessões de exorcismo em homossexuais e hoje é líder de uma igreja inclusiva.

A série ainda terá a presença do deputado federal Jean Wyllys e de Thammy Miranda, nomes de peso na militância LGBTQ+ no país.

Estreia - Quinta (5), às 21h, no canal HBO (HBO Go)

Veja o trailer: