Homem morre após ser atacado por 'irmã menor da vespa assassina'

Uma picada na sobrancelha foi o suficiente para o apicultor espanhol ir a óbito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2020 às 10:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Um apicultor espanhol morreu no último domingo (10) após ser picado por uma vespa asiática. Daniel García Durval, 54, era morador de Santiago de Compostela, no norte da Espanha, e vistoriava colmeias em sua propriedade acompanhado de um amigo quando foi atacado.

A vespa asiática (Vespa velutina) chega a 2cm e é uma espécie de irmã menor da "vespa assassina", que atinge 5cm. O inseto tem é um grande predador das abelhas e não costuma atacar humanos, mas pode ser perigosa se ela se sentir ameaçada. 

Segundo a agência de notícias EFE, o serviço de emergência foi acionado pelo colega do apicultor. García teria sido picado uma única vez na sobrancelha e morreu enquanto esperava a chegada da equipe médica ao local. Não há confirmações de que a vítima fosse alérgica ao inseto.

O jornal "La Voz de Galícia" noticiou um aumento nos casos de reação alérgica às picadas de insetos na região. Segundo a publicação, ao menos 4 pessoas morreram por picadas de vespas desde 2015.

Espécies exóticas A vespa asiática, na Espanha, é considerada uma "espécie exótica"; animais recebem essa classificação quando estão fora de sua área de distribuição natural. Uma parte deles pode se proliferar e ameaçar o ecossistema local. Quando isso acontece, elas passam a ser consideradas “espécies exóticas invasoras”.

As invasões biológicas já são a segunda maior causa de extinção de espécies em todo o planeta, atrás apenas da exploração comercial, que envolve caça, pesca, desmatamento e extrativismo, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

A Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistema da ONU lista as espécies invasoras como uma das cinco principais causas de mudanças de grande impacto na natureza nas últimas décadas.

A vespa assassina, que invadiu os Estados Unidos, também é colocada nesta categoria por seu habitat natural ser na Ásia.