Homem posta vídeo criticando escultura de Mãe Stella e MP apura intolerância religiosa

Estátua de Mãe Stella e do orixá Oxóssi foram instaladas na avenida que leva o nome da ialorixá

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2019 às 21:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução / Facebook

O Ministério Público da Bahia abriu um procedimento investigatório para apurar uma denúncia contra um homem que postou um vídeo em suas redes sociais criticando a implantação da escultura em homenagem à ialorixá Mãe Stella de Oxóssi.

As estátuas de Mãe Stella - que morreu há quatro meses - e do orixá Oxóssi foram instaladas na avenida que leva o nome da ialorixá, nas margens da Avenida Paralela, em Salvador, nesta terça-feira (9).

A página do Facebook em que o vídeo foi publicado está identificada como sendo de Diogo Nobre, que será investigado por intolerância religiosa. Nas imagens, ele aparece com uma Bíblia na mão afirmando que Deus estaria "irado" com a estátua e que teria falado com ele que iria "balançar a cidade de Salvador" e as "lideranças de Salvador".

As esculturas foram feitas pelo artista plástico e escultor baiano Tatti Moreno, à base de resina de poliéster e fibra de vidro. A ideia de instalar a homenagem no local foi do prefeito ACM Neto, que também foi responsável pela nomeação da avenida que dá acesso ao bairro de Stella Maris. O CORREIO tentou contato com o Ministério Público, que se limitou a afirmar que o procedimento ainda era inicial.

No vídeo, Diogo Nobre afirma que a Bíblia condena aqueles que adoram imagens. “Aqui foram feitos sacrifícios para travar os caminhos das pessoas. Todo acidente, amarra do adversário estão sendo quebradas. Deus está irado, queridos. Eu estava buscando a presença de Deus e eu consegui sentir a ira de Deus. Deus estava dizendo: 'Eu vou balançar a cidade de Salvador. Eu vou balançar, aleluia, as lideranças de Salvador. Eu vou sacudir as lideranças de Salvador. (...) O sangue de Jesus está sendo derramado para essa região e todo laço de morte está sendo quebrado”, disse.

O homem chega a afirmar que a estátua seria uma maneira do “diabo, o reino das trevas” se manifestar por conta de uma “divisão na igreja”. “É tempo da igreja se unir. Enquanto a briga, a contenda, a divisão entra no meio da igreja, o diabo, o reino das trevas, acha espaço para isso aí", disse Diogo.

O vídeo, que foi postado nesta terça-feira (9), estava com 64 mil visualizações e mais de 1,5 mil compartilhamentos até o momento desta publicação. Nos comentários, muitos usuários reprovaram o teor do vídeo gravado pelo homem, que relaciona a imagem e a religião do candomblé ao mal. 

“Respeite a religião alheia, para que a sua seja respeitada”, disse uma das internautas. “Se a tua religião prega a intolerância, precisa repensar seus conceitos. A minha prega a paz e o amor! Todos são bem vindos.Tenho certeza que o seu Deus não quer essa segregação. Salve suas forças!!”, escreveu outro.