Impasse impediu movimentação de até seis mil contêineres

Por Donaldson Gomes

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  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Transportadores autônomos cobram reajuste em valor do frete

Hoje completa uma semana que os transportadores autônomos que movimentam cargas de importação e exportação no Porto de Salvador cruzaram os braços. Eles pedem o reajuste nos valores pagos pelo frete e, segundo representantes das transportadoras, estariam pressionando as empresas a não circularem com seus veículos. Com ameaças a quem tentou furar o bloqueio. Responsáveis por aproximadamente 70% da frota que movimenta cargas no porto, os autônomos pedem 38% de reajuste no valor pago pelo frete, enquanto as transportadoras ofereceram 15% na última sexta-feira. A proposta não foi sequer analisada, pois os autônomos decidiram manter a paralisação pelo menos até hoje, quando está prevista uma mobilização nacional. O empresário José Rubem, dono de transportadora, diz que não é possível pressificar o prejuízo dos dias parados, mas acredita que o impacto negativo é imenso. "Em uma semana, a estimativa é que entre 5 e 6 mil contêineres deixaram de ser movimentados", estima. O Terminal de Contêineres (Tecon) informou que não vai comentar a situação.  Autônomos cruzam os braços no Porto de Salvador (Foto: Divulgação) Matérias-primas 

A paralisação na movimentação de cargas no Porto de Salvador já estaria impactando a operação de grandes fábricas no Polo de Camaçari. Algumas dependem de matérias-primas importadas e estão à mingua desde a última segunda-feira. Nesta situação estariam empresas como Ford, Continental e Engepack, entre outras. Tem também aquelas que estão com dificuldades para escoar a produção. 

Arrocho

O autônomo Luciano Oliva, diretor do Sindicam, sindicato que representa a categoria, explica que a situação dos trabalhadores é extremamente complicada. Segundo ele, apenas com óleo diesel, o aumento recente de custos chegou a 42%. "As transportadoras alegam não ter condições de negociar com seus contratantes. Nessa ciranda quem mais sofre somos nós, o elo mais fraco", lamenta. 

Balanço positivo

Além de ter sido responsável pela geração de mais de 75 mil empregos diretos e indiretos, a Cervejaria Ambev gerou no ano passado R$ 700 milhões em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a Bahia.  A companhia investiu, nos últimos cinco anos, R$ 500 milhões no estado, onde tem uma unidade em Camaçari. As operações da Cervejaria Ambev na Bahia empregam diretamente 1.500 funcionários. Desde a chegada ao estado, a cervejaria investe na modernização de suas unidades. Iniciativas ligadas a sustentabilidade, preservação do meio ambiente, eficiência hídrica e preservação da água, que são prioritárias para a cervejaria, ganham atenção. Em Camaçari, por exemplo, praticamente 100% dos subprodutos gerados na fabricação de cervejas e refrigerantes são reaproveitados, diminuindo o impacto no meio ambiente. “Aqui na Cervejaria Ambev somos comprometidos em fazer cerveja de qualidade, para todos os estilos, e de maneira sustentável”, afirma André Barbalho, gerente da unidade. Ambev investe em melhorias na unidade da empresa em Camaçari (Foto: Lana Pinho/Divulgação)

Para a sustentabilidade

Nos últimos cinco anos, entre 2013 e 2017, a Cervejaria Ambev investiu R$ 1 bilhão para atingir as metas ambientais estabelecidas pela AB InBev, grupo do qual faz parte. Com o valor, conseguiu reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de água e de matérias-primas e, ainda, adquiriu refrigeradores de modelos ecológicos, que garantem uma economia de até 30% de energia na comparação com os tradicionais, que ficam dispostos nos pontos que vendem produtos da companhia, como bares e restaurantes. Em março deste ano, a Ambev anunciou novas metas socioambientais que quer atingir até 2025. Elas incluem iniciativas como garantir que 100% da eletricidade comprada seja de fontes renováveis, que 100% dos agricultores parceiros possam desenvolver plantio sustentável, que 100% dos produtos sejam feitos em embalagens retornáveis ou majoritariamente produzidos com conteúdo reciclado, além de melhorar a disponibilidade e qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.

NO HORIZONTE

Novas operações. O Salvador Shopping deve encerrar o primeiro semestre com 23 novas operações. A novidade mais recente é a Uza Shoes, de sapatos femininos. Ainda este mês, o shopping recebeu as novas versões das lojas O Boticário e Shoulder. Até junho, estão previstas inaugurações das clínicas Labchecap e Clivale, Extrafarma, Preçolândia, Milon, Casa Bela Enxovais, Petersen Tatoo e pizzaria Vignoli Express.

Para empresas. A Via Varejo, responsável pelas marcas Casas Bahia e Pontofrio, reformulou seu braço de atuação no atacado, com a VVAtacado, voltada para atender a demanda de pequenas e médias empresas. Por meio dela, a empresa oferece uma plataforma completa de soluções de produtos e serviços customizados, criada para atender lojistas de todos os segmentos, seja e-commerce ou lojas físicas, e em qualquer lugar do Brasil. A partir deste mês, a empresa dobra sua capacidade de atendimento pelo televendas e lança um novo site (www.vvatacado.com.br).