Instituto de Química da Ufba permanecerá fechado até que substância seja dissipada

Corpo de Bombeiros irá avaliar o prédio nesta quarta (10)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2019 às 19:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Iquim), no bairro de Ondina, permanecerá fechado até que o mau cheiro da substância pentanotiol, que vazou na manhã desta terça-feira (9) no local, seja completamente dissipado. Isso porque, o cheiro é um indicativo que ainda há presença da substância no local.

Uma visita do Corpo de Bombeiros para avaliar o prédio está marcada para a manhã desta quarta-feira (10). O vazamento ocasionou evacuação do instituto e suspensão das atividades. 

A substância, apesar do forte odor e de ser inflamável, não apresenta riscos à saúde. Ela é utilizada principalmente no gás de cozinha, para alarmar eventual vazamento.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a direção do Iquim e a Coordenação de Meio Ambiente da universidade "providenciaram o abatimento (eliminação) do produto, acionando também o Corpo de Bombeiros de Salvador".

A Ufba ainda afirmou que haverá também uma avaliação da quantidade de substância que existe no ar do prédio. O espaço só será reaberto quando não for identificada mais nenhum traço de pentanotiol.

O diretor do departamento, Dirceu Martins, explicou que o prédio é utilizado apenas para pesquisa e atividades administrativas, como o funcionamento do colegiado do curso.

"Nosso prédio está em reforma e parte foi entregue. Todos os andares estão sendo reformados. Agora, estão faltando sirene e ponto de encontro mesmo. Falaremos com a administração da Ufba sobre isso", afirmou o diretor.

A Ufba foi questionada pela reportagem do CORREIO sobre a existência de um plano de evacuação dos prédios, mas não respondeu aos questionamentos até a noite desta terça.

O diretor Dirceu Martins ainda destacou que o Instituto de Química possui substâncias "mais complexas" do que o pentanotiol, que são mais perigosas, mas que são manipuladas sempre com o tratamento adequado.

Mais cedo, o diretor justificou que durante a transferência do freezer com os frascos de pentanotiol, um dos vidros, com no máximo 50 ml da substância, não foi fechado corretamente, o que gerou vazamento. “O vazamento aconteceu dentro do próprio freezer utilizado na conservação dos produtos. É uma temperatura baixíssima, a menos 70 graus”, explicou.