Irmã Dulce é beatificada em cerimônia no Parque de Exposições

salvador
22.05.2011, 18:12:00
Atualizado: 23.05.2011, 01:19:52

Irmã Dulce é beatificada em cerimônia no Parque de Exposições

A proclamação aconteceu depois de uma leitura biográfica sobre Irmã Dulce

Redação CORREIO
Atualizada às 19h42

Irmã Dulce foi beatificada às 18h05 deste domingo (22), em cerimônia realizada no Parque de Exposições. Agora, ela passa a ser conhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A missa terminou às 19h36.

O delegado papal na cerimônia, Dom Geraldo Majella, leu a Carta Apostólica que tornou Irmã Dulce beata em latim e em português. "Concedemos que a venerável serva de Deus Maria Rita de Sousa Brito Lopes, a qual profundamente confiante na divina providência dedicou-se a cuidar dos doentes, seja chamada de hoje em diante com o nome de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, com sua festa fixada no dia 13 de agosto, podendo ser celebrada a cada ano", diz o decreto do papa Bento XVI.

A proclamação aconteceu depois de uma leitura biográfica sobre Irmã Dulce. A imagem oficial da beata foi apresentada em seguida, ao mesmo tempo em que foi executado o hino em homenagem à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. "Acolheu crianças, jovens, idosos e doentes, entregues à divina caridade da bondade. Salve, salve, Irmã Dulce do amor!", diz a canção. 

A sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, a mais antiga voluntária das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Iraci Lordelo, e a madre geral das irmãs franciscanas subiram ao altar depois com as relíquias - fragmentos ósseos do corpo da beata. Além disso, houve queima de fogos e oferta de flores - a miraculada Cláudia Cristiane Santos de Araújo depositou flores junto à imagem.

A presidente Dilma Rousseff acompanhou a missa ao lado do governador Jaques Wagner. Também estiveram na cerimônia a primeira-dama do estado Fátima Mendonça, o prefeito João Henrique, o ex e governador de São Paulo José Serra e o atual, Geraldo Alckmin, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, o presidente do Senado José Sarney, dentre outros.

A beatificação é a última etapa antes da canonização - para a qual será necessária a comprovação de mais um milagre.  A missa foi transmitida pela internet, no site de Irmã Dulce e no da Arquidiocese de Salvador. Os canais TVE e Canção Nova também exibiram a beatificação.

A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres é a primeira beata nascida na Bahia. A freira Lindalva Justo de Oliveira, que foi beatificada em 2007, teve atuação religiosa na Bahia, mas nasceu no Rio Grande do Norte.

Peça e expectativa
Milhares de fiéis compareceram à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce no Parque de Exposições neste domingo. O padre Antonio Maria se apresentou e a peça teatral "Nasce uma Flor" mostrou a trajetória de Irmã Dulce. Os portões foram abertos ao meio dia.

A peça foi apresentada por 500 crianças de um centro educacional ligado às Obras Sociais de Irmã Dulce. Da missa participaram cerca de 500 religiosos entre padres, bispos, arcebispos, diáconos e seminaristas.

Segurança
A Polícia Militar da Bahia atuou com 700 policiais e bombeiros na parte interna e no entorno do parque. O policiamento foi reforçado com efetivo das Rondas Especiais (Rondesp), da Ronda Tático Motorizada (Rotamo), do Grupo de Ações Rápidas e Repressivas do Águia (Garra) e do Esquadrão de Motociclistas Águia.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/arma-falha-varias-vezes-em-tentativa-de-feminicidio-no-amazonas-veja-video/
Sem conseguir matar esposa, homem deu coronhada e fugiu, mas acabou preso
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/achei-que-era-so-um-peido-diz-anitta-ao-contar-dia-em-que-se-borrou-assista/
Situação ocorreu no ano passado, na Colômbia, e deixou cantora traumatizada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medo-de-ter-contato-novamente-diz-professora-intoxicada-por-oleo-em-itapua/
Tailane diz que também abrirá mão de caminhadas na areia da praia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-da-modelo-que-caiu-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia-e-encontrado/
Natural de Jacobina, jovem havia desaparecido em Ponto Novo no último sábado 
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-comprova-faz-aulao-sobre-como-verificar-conteudos-falsos-nas-redes-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais