Irmã Dulce é beatificada em cerimônia no Parque de Exposições

salvador
22.05.2011, 18:12:00
Atualizado: 23.05.2011, 01:19:52

Irmã Dulce é beatificada em cerimônia no Parque de Exposições

A proclamação aconteceu depois de uma leitura biográfica sobre Irmã Dulce

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Redação CORREIO
Atualizada às 19h42

Irmã Dulce foi beatificada às 18h05 deste domingo (22), em cerimônia realizada no Parque de Exposições. Agora, ela passa a ser conhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A missa terminou às 19h36.

O delegado papal na cerimônia, Dom Geraldo Majella, leu a Carta Apostólica que tornou Irmã Dulce beata em latim e em português. "Concedemos que a venerável serva de Deus Maria Rita de Sousa Brito Lopes, a qual profundamente confiante na divina providência dedicou-se a cuidar dos doentes, seja chamada de hoje em diante com o nome de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, com sua festa fixada no dia 13 de agosto, podendo ser celebrada a cada ano", diz o decreto do papa Bento XVI.

A proclamação aconteceu depois de uma leitura biográfica sobre Irmã Dulce. A imagem oficial da beata foi apresentada em seguida, ao mesmo tempo em que foi executado o hino em homenagem à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. "Acolheu crianças, jovens, idosos e doentes, entregues à divina caridade da bondade. Salve, salve, Irmã Dulce do amor!", diz a canção. 

A sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, a mais antiga voluntária das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Iraci Lordelo, e a madre geral das irmãs franciscanas subiram ao altar depois com as relíquias - fragmentos ósseos do corpo da beata. Além disso, houve queima de fogos e oferta de flores - a miraculada Cláudia Cristiane Santos de Araújo depositou flores junto à imagem.

A presidente Dilma Rousseff acompanhou a missa ao lado do governador Jaques Wagner. Também estiveram na cerimônia a primeira-dama do estado Fátima Mendonça, o prefeito João Henrique, o ex e governador de São Paulo José Serra e o atual, Geraldo Alckmin, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, o presidente do Senado José Sarney, dentre outros.

A beatificação é a última etapa antes da canonização - para a qual será necessária a comprovação de mais um milagre.  A missa foi transmitida pela internet, no site de Irmã Dulce e no da Arquidiocese de Salvador. Os canais TVE e Canção Nova também exibiram a beatificação.

A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres é a primeira beata nascida na Bahia. A freira Lindalva Justo de Oliveira, que foi beatificada em 2007, teve atuação religiosa na Bahia, mas nasceu no Rio Grande do Norte.

Peça e expectativa
Milhares de fiéis compareceram à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce no Parque de Exposições neste domingo. O padre Antonio Maria se apresentou e a peça teatral "Nasce uma Flor" mostrou a trajetória de Irmã Dulce. Os portões foram abertos ao meio dia.

A peça foi apresentada por 500 crianças de um centro educacional ligado às Obras Sociais de Irmã Dulce. Da missa participaram cerca de 500 religiosos entre padres, bispos, arcebispos, diáconos e seminaristas.

Segurança
A Polícia Militar da Bahia atuou com 700 policiais e bombeiros na parte interna e no entorno do parque. O policiamento foi reforçado com efetivo das Rondas Especiais (Rondesp), da Ronda Tático Motorizada (Rotamo), do Grupo de Ações Rápidas e Repressivas do Águia (Garra) e do Esquadrão de Motociclistas Águia.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas