'Já entraram atirando', conta segurança de ACM Neto sobrevivente de ação da PM

Tiroteio entre policiais terminou com uma morte e três feridos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2022 às 16:41

. Crédito: Foto: Reprodução

Além da morte do subtenente Alberto Alves dos Santos, outros três policiais militares ficaram feridos na ação da PM na cidade de Itajuípe, no sul da Bahia, nesta terça-feira. Um dos sobreviventes, um PM que também fazia parte da equipe de segurança do candidato ao governo da Bahia ACM Neto, relatou como ocorreu a ação.

Em vídeo que circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp, o policial aparece na cama do hospital com o braço enfaixado e apoiado com uma tipoia.

"Estava cansado de ter dirigido o dia todo. Estava dormindo e recebi o tiro. Eu fui alvejado duas vezes. Os policiais entraram quebrando as janelas e as portas, mesmo eu gritando o tempo todo 'sou polícia, sou polícia' e ainda assim me alvejaram mais três vezes", relatou o policial, identificado com d'Almeida..

A vítima ainda relata que os PMs atiradores não prestaram socorro imediato, e que ele precisou rastejar até a porta do hotel onde o grupo estava.Leia mais sobre o caso Subtenente da PM que fazia segurança de ACM Neto é morto por outros policiais na Bahia Vídeo mostra ação policial que resultou na morte de segurança de ACM Neto: 'Vou morrer' Entenda Segundo a SSP, a situação se originou com a busca por um assaltante de banco. Identificado como André Marcio Jesus, o Buiu, ele tem ligação com uma facção criminosa paulista, segundo a SSP, e deixou o Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas ontem às 13h30, com benefício de saída temporária, usando tornozeleira eletrônica.

Por volta das 14h30, Buiu rompeu a tornozeleira, quando estava na BR-324, perto de Candeias. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou o fato à Polícia Militar, que começou as buscas pelo assaltante.

Quando as equipes estavam em Uruçuca, no sul do estado, um assaltante de banco identificado como Bismark e um comparsa foram abordados e trocaram tiros com os PMs. Os dois foram mortos pelos policiais. Buiú continua foragido.

Nas buscas, os PMs foram informados sobre a presença de homens armados em um hotel em Itajuípe e foram até lá.

Tiros no hotel Segundo a SSP, os policiais foram até a pousada depois das informações; Dois homens foram abordados no local e não reagiram. Outros dois homens, armados, reagiram quando os PMs se aproximaram, diz a SSP. Dois soldados que estavam em serviço foram baleados na ação. No tiroteio, os dois homens que estavam no hotel também foram feridos também e um deles morreu.

Depois, ambos foram identificados como sendo policiais militares: o subtenente Alberto Alves dos Santos e sargento Adeilton Rodrigues D'Almeida foram socorridos. O subtente não resistiu aos ferimentos e o sargento segue internado. Detalhes sobre o estado de saúde dele não foram informados.

Ambos estavam na cidade para compor a equipe de segurança do candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil), em evento na cidade de Coaraci. Nas redes sociais, Neto lamentou a morte e suspendeu a agenda. "Estamos todos consternados com a morte do subtenente Alves e rezando pelo pronto restabelecimento do sargento D'Almeida. Apresentamos nossa total solidariedade com os familiares, e informamos o cancelamento de nossa agenda de hoje. Nesse momento, estamos em luto pelo ocorrido", escreveu.

O comandante geral da PM diz que todo o caso será esclarecido. "Lamentamos o confronto. Estamos solidários às famílias e a determinação é que toda a ocorrência seja esclarecida. As armas foram recolhidas e o local do confronto preservado para a realização de perícia", diz o coronel Paulo Coutinho.