Jovem morre após ser atacado por tubarão em Pernambuco

Ele foi mordido enquanto nadava com o irmão e alguns amigos na altura da Igrejinha de Piedade

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, JC
  • Rede Nordeste, JC

Publicado em 4 de junho de 2018 às 08:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Um jovem morreu após ser atacado por tubarão na tarde deste domingo (4) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. José Ernesto Ferreira da Silva, 18 anos, faleceu em decorrência dos ferimentos às 4h05, na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital da Restauração. 

Ele foi mordido enquanto nadava com o irmão e alguns amigos na altura da Igrejinha de Piedade. De acordo com o Corpo de Bombeiros o jovem estava na parte funda do mar e foi alertado para voltar para a área rasa, pouco antes de ser atacado na perna esquerda. 

Levado para o Hospital da Restauração pelo Samu, José Ernestor chegou em estado gravíssimo após ter sofrido uma parada cardíaca ainda na ambulância. O jovem passou por uma cirurgia de três horas para amputação da perna e de parte dos órgãos genitais e foi encaminhado para a UTI, onde não resistiu aos ferimentos. (Foto: Reprodução) Após o incidente, foi através de uma ligação que a mãe do jovem, Elisângela dos Anjos, de 42 anos, ficou sabendo do ataque. "Eu endoidei em casa, os vizinhos todos me ouviram", conta Elisângela. O rapaz, que saiu de casa por volta das 12h, estava na praia sem consentimento da mãe. "Ele ia pra praia escondido de mim, sabia que eu achava perigoso. Não estava preocupada porque pensei que ele estava nas redondezas de casa", explicou. 

José Ernestor, que completou a maioridade em março deste ano, é o quarto irmão de cinco filhos e morava com a família no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão.

Ataque recente Um homem também foi atacado por um tubarão o último dia 15 de abril, enquanto tomava banho de mar na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O caso aconteceu no mesmo ponto do ataque desse domingo (4), na altura da Igrejinha de Piedade. Praia onde aconteceu o ataque do tubarão no fim de semana (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem) O Corpo de Bombeiros foi acionado por banhistas e socorreu a vítima de helicóptero. Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, do Rio Grande do Norte, foi encaminhado diretamente ao bloco cirúrgico do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. 

Morador do Rio Grande do Norte, Pablo teve lesões graves nos dois braços e a perna direita amputada. Ele foi operado pela equipe de traumatologia e cirurgia vascular e seguiu para a unidade de terapia intensiva (UTI) do HR. O procedimento durou aproximadamente quatro horas.

Devido ao grau dos ferimentos, a perna direita foi amputada. Após mais de um mês de recuperação, Pablo recebeu alta do Hospital da Restauração no último dia 18 de Maio.

Estatísticas Este ataque é o 65° registrado em Pernambuco, segundo o levantamento do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões. 

O último caso aconteceu em menos de dois meses no mesmo local, um dos pontos mais comuns de ataque na região, com 19 ataques. O segundo lugar, com sete, é Acaiaca, em Boa Viagem, e o terceiro, com seis, é desconhecido. Jaboatão é também o segundo município pernambucano onde os registros são mais elevados, totalizando 22 casos. Recife fica em primeiro, com 27, e o Cabo de Santo Agostinho em terceiro, com seis.

A penúltima vítima registrada faz parte também da maioria das pessoas que se banhavam no momento do incidente, totalizando 29. Outras 11 eram surfistas. Os últimos três casos aconteceram em Fernando de Noronha. A última vítima fatal foi atacada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no ano de 2013. Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, sofreu graves ferimentos na panturrilha e coxa esquerda e não resistiu.

Confira a matéria no Jornal do Commercio.