Lado a Lado: novela conta história de duas mulheres diferentes com desejos parecidos

A trama, escrita pelos estreantes Cláudia Lage e João Ximenes Braga, se passa no ano de 1904 e mostra um período de transição no Rio de Janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 18:10

Camila Botto e agê[email protected] a Lado, nova novela das seis da Globo/TV Bahia, que estreia amanhã, conta a história de duas mulheres totalmente diferentes, mas com um desejo em comum: a busca pela liberdade e pela felicidade. A trama, escrita pelos estreantes Cláudia Lage e João Ximenes Braga, se passa no ano de 1904 e mostra um período de transição no Rio de Janeiro. De um lado da história está Laura (Marjorie Estiano). Nascida em uma família tradicional, ela sonha em trabalhar e ter independência. Do outro, Isabel (Camila Pitanga), filha de ex-escravo que trabalha desde jovem como doméstica para se sustentar.

Ambas se conhecem no dia de seus casamentos. Enquanto Isabel é apaixonada por seu futuro marido, Zé Maria (Lázaro Ramos), Laura está em dúvida sobre o que sente por Edgar (Thiago Fragoso). Apesar de não terem nada em comum, a empatia entre elas é imediata. “A amizade entre as duas personagens é o que guia a novela. Ambas são mulheres à frente de seu tempo e representam o surgimento de novos anseios”, conta  Claudia Lage.

Opressão  É essa mistura de uma nova cultura brasileira com os modelos vindos de fora que serve como pano de fundo para a trama, que tem supervisão de Gilberto Braga. No lado rico da sociedade, está Laura, que em casa, é oprimida por sua mãe, Constância (Patrícia Pillar), com quem vive em conflito. “Ela vai bater de frente com a mãe e a todo tempo tentará se impor contra seus desejos”, adianta Marjorie. O fato de ter perdido o título de baronesa faz com que Constância também obrigue o marido, o médico Assunção (Werner Schünemann), a entrar para o mundo da política - sem se importar com o fato de que ele não tem nenhuma vocação para a área. Além da mãe opressora, Laura terá de lidar com o marido, Edgar. “Eles foram namorados de infância, mas passaram quatro anos afastados. Apenas após o casamento, começam a se apaixonar”, conta Thiago, que volta a atuar depois do acidente durante a peça Xanadu, em janeiro, quando fraturou cinco costelas.  

Após os dois passarem a se gostar, surgirá Catarina (Alessandra Negrini), para tumultuar a relação. Ela e Edgar tiveram um caso durante o tempo em que ele morou em Portugal - onde ela vive, como uma cantora de sucesso. Capoeira  No outro núcleo da trama dirigida por Denis Carvalho, o surgimento da primeira favela será retratado com a saída dos negros recém-libertos dos cortiços e a mudança para o morro da Providência. O outro casal da trama vive justamente nesse núcleo: Isabel e Zé Maria, que também terão um caminho conturbado. Apesar de se amarem, eles passarão por provações, começando pelo fato de ele não aparecer no dia do casamento deles. “Ela vai sofrer muito com esse desaparecimento, pois ele é o grande amor da vida dela”, conta Camila.

O sumiço no dia mais importante da vida dos dois fará com que eles se separem, deixando o caminho livre para Albertino (Rafael Cardoso), que se apaixonará por Isabel ao vê-la dançando no Carnaval. Outra que se aproveita da situação é Berenice (Sheron Menezzes), que conhece Isabel desde a juventude e nunca gostou dela. “Minha personagem vai se aproximar de Zé Maria, não por amor, mas pela inveja que sente de Isabel”, diz Sheron. Apesar de trabalhar como barbeiro, Zé Maria é um habilidoso capoeirista. Sua ligação com a atividade vai lhe render problemas. Na época, o esporte era proibido e os praticantes considerados marginais perante a lei. “Meu personagem é um homem com senso de justiça e que busca igualdade acima de tudo”, afirma o baiano Lázaro. O lado cômico fica por conta do núcleo que trabalha no Teatro Alheira, liderado pelo diretor Mario Cavalcantti (Paulo Betti). Ele tem uma paixão secreta por Diva Celeste (Maria Padilha), principal atriz da companhia. A entrada de Neusinha (Maria Clara Gueiros), uma aspirante a estrela, no grupo fará com que as confusões aumentem ainda mais. Ela chega para ser camareira, mas desde o início deixa claro que seu objetivo é roubar o posto de Diva.