Limpurb instala bituqueiras e puxa-sacos nas ilhas

Ao todo serão 15 bituqueiras e 15 puxa-sacos sustentáveis instalados até o final de junho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2021 às 16:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação
. por Foto: Divulgação

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai instalar, até o fim do mês de junho, 15 bituqueiras e 15 puxa-sacos sustentáveis nas praias e restaurantes das Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. A medida visa ajudar a reduzir o descarte irregular de resíduos e sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.      Criado em junho deste ano, a iniciativa surgiu para reduzir os impactos ambientais que o descarte irregular das bitucas de cigarro e outros resíduos podem causar na natureza. Até o momento, nove coletores já foram instalados nas três ilhas e a expectativa é ampliar ainda mais o alcance desses equipamentos. 

“Através dessa ação, além de reduzir o descarte irregular de resíduos deixados nas faixas de areia, queremos mostrar as pessoas que um meio ambiente mais limpo só é possível quando todos fazem a sua parte. As bitucas de cigarro, por exemplo, pode levar até cinco anos para se decompor na natureza. Por isso, é importante que a população também abrace esse projeto e repensem suas atitudes”, pontuou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

[[galeria]]

A socióloga Patrícia Lessa é moradora da Ilha de Bom Jesus dos Passos há mais de 40 anos e considerou a iniciativa como de grande importância para a localidade. “Esse projeto, além de contribuir com a limpeza das ilhas, também ajuda a conscientizar as pessoas e a preservar nosso meio ambiente. Parabéns pelo trabalho que tem sido feito aqui na Ilha de Bom Jesus”, declarou. 

Rotina  Diariamente, são coletadas cerca de 3,6 toneladas de resíduos domiciliares das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. Também são realizados os serviços de varrição manual de logradouros, roçagem, capinação, limpeza de praias e manguezais.