Lira volta atrás e diz que MP do governo não inclui racionamento de energia

Mais cedo, presidente da Câmara disse que Brasil teria racionamento 'educativo' para evitar apagão de energia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2021 às 23:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Agencia Camara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a medida provisória que o governo prepara para lidar com a iminência de uma crise energética não irá trazer "qualquer comando relativo ao racionamento de energia". "Falei há pouco com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que esclareceu que a Medida Provisória não irá trazer qualquer comando relativo ao racionamento de energia. Será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária", escreveu Lira no Twitter. Mais cedo, presidente da Câmara disse que Brasil teria racionamento 'educativo' para evitar apagão de energia. A medida foi antecipada pelo Broadcast, , sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, no dia 12. A reportagem teve acesso a documentos internos que revelam a intenção de criar um comitê de crise que terá o poder de adotar medidas como programa de racionalização compulsória do consumo de energia elétrica e a contratação emergencial de termoelétricas - mesmas medidas adotadas em 2001, quando a população e as empresas foram obrigadas a diminuir a carga em 20% para evitar o apagão.

Publicamente, sempre que questionado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tem negado o risco de um racionamento e assegurado o abastecimento. A MP propõe a formação de um grupo que poderá mudar a vazão de hidrelétricas de forma imediata, sem aval de outros órgãos e entes que costumam ser consultados, entre eles Estados e municípios. Os custos das medidas serão pagos pelo consumidor, por meio de taxas na conta de luz, diz a proposta. O texto está sendo analisado em meio à pior crise hidrológica que o Brasil viveu nos últimos 91 anos, sem perspectiva de chuvas nos próximos meses.

A criação do grupo, classificada como intervenção, e o programa de "racionalização compulsória do consumo de energia elétrica" surpreenderam o mercado e sofreram críticas de parlamentares.