MAM oferece um 'tour virtual' para os dias de quarentena

Museu ficará fechado até 15 de abril, mas obras podem ser vistas pela internet

Publicado em 22 de março de 2020 às 17:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), está fechado até o dia 15 de abril como forma de prevenção à Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Mas, para quem está em busca de uma forma diferente de visitar o espaço, o museu oferece uma opção de passeio virtual por duas exposições que estão na Capela e no Casarão do MAM. As exposições reúnem 28 fotógrafos e dois artistas plásticos, em um total de quase 80 obras.

O Tour Virtual pelo MAM é uma produção da Bahia View 360 (@bahia_view_360), em conjunto com os organizadores das exposições, Giácomo Mancini, Reinaldo Giarola e Tarciso Albuquerque, com o apoio do MAM (@bahiamam) e do IPAC/BA (@ipac.ba). A 'visita' mostra os prédios e entra nos dois espaços de exposição para que todos possam ver com detalhes as fotografias e obras de arte

O Acesso ao Tour Virtual é pelo site: www.bahiaview360.com.br/mam

As exposições

Na Capela, a exposição “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos” traz fotografias que mostram o cotidiano do baiano que Lina Bo Bardi - a criadora do MAM - conheceu quando chegou a Salvador, em 1958. São imagens captadas por fotógrafos em suas andanças pelas ruas, festas populares e locais conhecidos e até desconhecidos da cidade. Dentre elas, imagens de baianas, puxadas de rede, rodas de capoeira e tantas outras que fazem parte da cultura brasileira.

No Casarão, também conhecido como Salão Principal, os visitantes encontram a exposição “Cores, Amores, Recantos...Bahia”. Nas obras expostas, o objetivo é apresentar ao público cenas que sempre encantam todos que conhecem o Estado. 

***

O CORREIO compartilha boas ideias e atitudes de pessoas e empresas dispostas a fazer a diferença para, juntos, superar a tormenta da pandemia de coronavírus. Tem uma boa história? Compartilhe com a gente:

Ver essa foto no Instagram

Movido pelo espírito de união que marca o baiano, o CORREIO apresenta a campanha Salvador Unida, dedicada a divulgar ações de pessoas e empresas dispostas a fazer a diferença para, juntos, superar a tormenta gerada pela pandemia. Entre as atitudes criadas para reacender a esperança e que ganharam as redes sociais, está a decisão do Mercado Livre de mudar a própria marca — em vez do aperto de mãos, o toque de cotovelos. O gesto simples tem como finalidade conscientizar a população sobre o distanciamento físico necessário neste momento. Agora, empresas, instituições educacionais, entidades de classe, líderes religiosos, ONGs, artistas, e, sobretudo, veículos de comunicação devem atuar como força auxiliar do poder público para contribuir no combate ao vírus. Ações como as da cervejaria Ambev, que decidiu produzir 500 mil garrafas de álcool em gel para doar a hospitais públicos, e das academias Selfit, que destinarão seus estoques do produto para instituições de saúde, são exemplos de boas notícias que alimentam o otimismo e reforça a convicção de que tudo pode ficar bem se houver trabalho em conjunto pelo bem comum. Juntando-se a este movimento de iniciativas, o CORREIO apoiará e divulgará a criação de iniciativas de diversos segmentos, seja de atores da cultura, profissionais autônomos, cidadãos comuns e entidades com o intuito de orientar como esses setores podem minimizar o quanto for possível os impactos econômicos e sociais da pandemia. Com apoio da Sotero e Fecomércio-BA, a campanha Salvador Unida conta com marca concebida pelo artista plástico Elano Passos e poema-manifesto escrito pelo poeta Marcelo Caettano. #SalvadorUnida

Uma publicação compartilhada por Jornal Correio | Bahia (@correio24horas) em