Mata-mata entre Bahia e Botafogo já levou tricolor à Libertadores

Feito ocorreu em 1963, no primeiro encontro oficial entre os dois clubes, pela Taça Brasil

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 16:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Bahia e Botafogo escrevem na noite desta quinta-feira (20) mais um capítulo de um confronto que em 2018 completa 55 anos. A partir das 21h45, baianos e cariocas começam a decidir, na Fonte Nova, uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Será a primeira vez que os dois times se encontram em uma competição internacional, mas o primeiro jogo do confronto também foi em um torneio mata-mata.

Em 1963, o Bahia já estava consolidado com uma potência nacional. O tricolor ostentava a sua primeira estrela, conquistada na edição da Taça Brasil (o Campeonato Brasileiro da época) de 1959, ao bater o Santos, no Maracanã, e havia chegado na final do torneio em 1961, caindo para o mesmo Santos.

Na busca pelo segundo título nacional, o Bahia passou por Ceará e Sport, sagrando-se campeão do Norte/Nordeste, e encontrou o Botafogo na semifinal da Taça Brasil. Pelo regulamento da competição, o campeão do estadual do Rio de Janeiro entrava já na semifinal, enfrentando o campeão do Norte/Nordeste. Por isso, foi justamente o tricolor que entrou no caminho do Botafogo.

Naquela época, o alvinegro era um dos maiores vencedores do Brasil, tendo conquistado 11 campeonatos estaduais. Além disso, contava com um time recheado de craques, como Manga, Nilton Santos, Jairzinho, Zagallo e Quarentinha. Apesar disso, o alvinegro foi eliminado pelo tricolor.   Jornais da época exaltaram feito do tricolor (Foto: Reprodução) No jogo de ida, o Bahia venceu na Fonte Nova, por 1x0, gol marcado pelo atacante Miro. O tricolor contava com jogadores remanescentes do time de 1959, como Nadinho, Henrique, Mário, Hamilton e Biriba. Na volta, o Esquadrão segurou o 0x0 no Maracanã e garantiu a classificação para a final da Taça Brasil.

Na decisão, o tricolor voltou a perder para o Santos, com Pelé marcando duas vezes na goleada de 6x0 no Pacaembu e mais duas no triunfo santista por 2x0 na Fonte Nova. Apesar de não ter conquistado o título, o Bahia garantiu vaga na Copa Libertadores de 1964, pois o Brasil tinha direito a duas vagas. Na atual Sul-Americana, apenas o campeão se classifica para o principal torneio do continente.

Histórico de equilíbrio O histórico dos duelos entre Bahia e Botafogo é marcado por equilíbrio. O time carioca tem uma leve vantagem, tendo vencido 20 dos 60 jogos que fez contra o tricolor. O Bahia venceu 19 e houve 21 empates.

Este ano, Bahia e Botafogo se enfrentaram pelo primeiro turno do Brasileirão e empataram na Fonte Nova por 3x3. Mais dois encontros acontecerão em 2018, ambos no próximo mês, no Rio de Janeiro: no dia 3 de outubro, o jogo de volta pela Copa Sul-Americana, e no dia 20 de outubro, confronto pela 30ª rodada da Série A.