Mestres cantadores de capoeira se reúnem em Salvador para gravação de álbum

Encontro ocorrerá na Praça Pedro Archanjo, no Pelourinho, no dia 21

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2019 às 19:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Instagram

Na capoeira, a musicalidade está presente como um dos elementos centrais. Em conjunto com o berimbau, o som dita o ritmo do jogo e a postura dos capoeiristas. Referência quando se fala em luta de resistência e música, Salvador sediará, no próximo dia 21 de abril, o encontro ‘Eu também canto Bahia’, que tem como objetivo promover a valorização das cantigas de capoeira no estado.

A iniciativa, que contará com as vozes de mestres e mestras consagrados como Tonho Matéria, Pelé da Bomba, Boca Rica, Lua Rasta, Bozó Preto, Já Morreu, Buguelo, Gagé, Dandara, Nani de João Pequeno, Brisa, Gajé, Malícia e Boca (do Maré), vai resultar na gravação de um disco. 

A programação, que terá início às 8h, na Praça Pedro Archanjo, contará com uma apresentação de abertura do grupo percussivo com foco nos ritmos de matriz africana Mãos no Couro, seguida por uma roda de conversa com mestres(as) cantadores(as) e mediada pelos mestres Duda e Patrícia. 

A Orquestra de Berimbaus Afinados (OBADX) virá logo em seguida, apresentando as diversas possibilidades rítmicas do berimbau. 

A gravação do CD acontecerá ao vivo e contará com roda de capoeira e samba de roda. 

Essa é a primeira edição do evento, que tem como proposta principal fomentar o resgate e manutenção das tradicionais cantigas de capoeira baiana. 

Os ingressos podem ser adquiridos na loja Agô Capoeira ou via transferência bancária. O valor é R$ 20. Para mais informações, entre em contato com (71) 99372-0206 ou pelo perfil no Instagram @eutambemcantobahia.