México foi eliminado nas oitavas de final nas últimas seis Copas

Mexicanos serão os rivais do Brasil na próxima fase do Mundial da Rússia, segunda-feira, em Samara

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Hector Retamal/AFP

Passada a primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil agora foca no adversário das oitavas de final do torneio. Segunda-feira (2), às 11h, em Samara, os comandados do técnico Tite enfrentarão o México em busca de uma vaga entre as oito melhores equipes da competição. Os mexicanos se classificaram em segundo lugar do Grupo F, com duas vitórias (1x0 na Alemanha e 2x1 na Coreia do Sul) e uma derrota (3x0 contra a Suécia). 

O retrospecto em Copas mostra que os brasileiros não têm motivos para ficarem preocupados. Passar pela fase de grupos não costuma ser um problema à seleção mexicana. A grande questão é o que vem depois. Nos últimos seis Mundiais, ou seja, todos desde 1994, os mexicanos foram eliminados nas oitavas de final.

A última vez que a seleção da América do Norte se classificou para as quartas de final foi na Copa de 1986, disputada em casa. Na ocasião, caiu para a Alemanha. Na Rússia, a seleção treinada por Juan Carlos Osorio tentará quebrar esse tabu contra o Brasil. 

A última vez que Brasil e México se encontraram em uma Copa do Mundo foi há quatro anos, no Mundial realizado por aqui. E o jogo foi complicado. Empate em 0x0 no duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos.

Naquela ocasião, jogadores como o goleiro Ochoa, o zagueiro Rafa Márquez e o atacante Chicharito estavam em campo pelos adversários. Todos continuam na equipe mexicana atualmente.