Mezzogiorno: restaurante Fasano está com novo menu executivo no horário do almoço

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 29 de maio de 2021 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (Fotos :Leonardo Freire/Divulgação)

Quem já vivenciou uma experiência gastronômica em qualquer dos restaurantes da rede Fasano sabe que eles primam pela excelência dos ingredientes e incentivam a criatividade dos chefs no preparo dos pratos. Por aqui não poderia ser diferente.  Salada verde com muçarela é uma das opções de entrada Sob o comando do chef baiano Lomanto Oliveira, o Fasano Salvador segue à risca este conceito e está sempre trazendo novidades no seu cardápio que não raro supera os anteriores. E é nessa linha que o restaurante apresenta o seu novo menu batizado de Mezzogiorno, que em italiano significa meio-dia. Ou seja, é um executivo servido no sagrado horário do almoço, das 12h30 às 15h.  Tartare de atum: uma das sugestões para abrir o mezzogiorno  Em tempos de pandemia e restrições, a casa italiana está limitando essas novidades apenas às quintas e sextas-feiras exclusivamente no local. Nada de delivery ou take away. Para a direção da rede, a apresentação é tão importante quanto o sabor do prato saído da cozinha direto para a mesa do cliente. Daí a decisão de não oferecer os serviços. Espaguete de camarão e berinjela: porção generosa  Na última quarta-feira (26), o restaurante abriu uma exceção para o Correio – que mantém sua equipe trabalhando em casa - e, com todo o cuidado e delicadeza, enviou o novo menu para que pudéssemos experimentar suas novas criações. Tudo preparado apara que tivéssemos a mesma experiência que teríamos in loco. Com direito a suporte para montagem dos pratos, orientações sobre uso de molhos e uma linha direta com o chef de cozinha para esclarecer dúvidas. Costelinha de porco com molho e cuscuz marroquino Não precisou, claro, tudo foi pensado para que fosse um sucesso. E foi!  precisa dizer que a farra gastronômica foi digna de uma Festa de Babette. Todos os pratos vieram acondicionados em sofisticadas embalagens térmicas e com todas as orientações para montagens e consumo. Um luxo, como tudo que leva a assinatura do grupo paulistano. 

Já nas entradas - que teve carpaccio de peixe com pomodoro, polenta com queijo brie e Tartar de salmão com mostarda em grãos – o sorriso de satisfação e prazer deste que vos escreve se abriu e, depois de um respiro de regozijo, já estava pronto para degustar os pratos principais.  Raviole de siri com molho de tomate e manjericão Vale ressaltar que, apesar de optarem por não fazer entregas a domicílio, consideramos que estão sim aptos a oferecer este serviço. Tudo chegou quentinho e com aquele frescor que costumamos ver na mesa do restaurante.

Mas o melhor ainda estava por vir: os pratos principais. Espaguete com camarão, berinjela e tomate, rondelli gratinado com presunto cru e ricota e costelinha suína em baixa temperatura acompanhada de cuscuz marroquino. A massa, feita na própria casa, estava al dente e os camarões grandes e numa porção bem equilibrada. Só ajustei um pouco o sal, mas isso é sempre pessoal.  Para fechar uma boa pedida é o cheesecake com calda de goiaba Para fechar essa segunda etapa do almoço, veio ainda um linguado com molho de champignon, alcaparras e sarnambi acompanhado de legumes grelhados. O filé generoso estava no ponto certo, mas o molho... ah! o molho estava dos deuses!

Com espaço reservado para a costelinha suína, partimos para cima com apetite. Crocante na medida certa, a porção, não tão generosa quanto os demais pratos, mas suficiente para quem opta pelo menu completo com entrada prato principal e sobremesa, está de bom tamanho. 

Se aquela altura a felicidade era um prato com assinatura Fasano, era porque ainda não havia aberto as embalagens das sobremesas. Vieram três, mas o mezzogiorno, para quem quiser ir lá provar, tem muito mais. Não só sobremesas como outras opções de entradas e pratos principais.  Outra riqueza da doçaria do cardápio é a ambosia Mas voltando a doçura que sempre arremata qualquer banquete, vale destacar o petit gateau recheado de doce de leite e o cheesecake com calda de goiabada. Precisa dizer mais? Sim, melhor que isso só indo lá apreciar o restante do cardápio e aplaudir o talento e a criatividade do chef Lomanto Oliveira. O menu completo, incluindo entrada, prato principal e sobremesa sai por R$ 99,00 e as reservas podem ser feitas pelo telefone 71 2201 6300.