Neto entrega chave ao Rei Momo e diz que este será o 'maior Carnaval'

O governador Rui Costa (PT) também participou da cerimônia

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 19:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

O prefeito ACM Neto (DEM) entregou a chave da cidade ao Rei Momo nesta quinta-feira (28) e deu a partida oficial para o Carnaval de Salvador no Campo Grande. Na Avenida, o cantor Leo Santana foi quem comando o início da folia que, na prática já começou desde o último final de semana com os eventos de pré-Carnaval.

O governador Rui Costa (PT) também participou da cerimônia, além de artistas que vão se apresentar durante a festa, entre eles Xanddy (Harmonia), Tony Salles (Parangolé), Tuca Fernandes, Gerônimo, Wadinho e Kill (Chiclete), além das cantoras Daniela Mercury, Carla Cristina, Sarajane e Vina Calmon (Cheiro). . 

ACM Neto classificou o Carnaval de 2019 como o maior de todos os tempos. A justificativa não é baseada apenas na percepção de que a cidade está mais cheia, mas em dados do trade turístico. Os hotéis da capital, por exemplo, devem atingir 100% de ocupação durante a festa. 

"Estava avaliando hoje com os secretários e foi constatado que nunca numa quarta-feira com tanta gente na rua como foi ontem. Então, acho que isso é um indicativo do que vem pela frente", afirmou o prefeito.

Neto lembrou das mudanças feitas no Carnaval desde o início de sua gestão e ressaltou que elas ajudaram a consolidar e ampliar a festa. "Hoje estamos colhendo vários frutos de sementes plantadas no passado. Eu  acho que nossa relação com o Carnaval, com o entretenimento da cidade,  ajudou a compreender o que vinha da rua, a vontade do povo, e  transformar isso nessa grande ampliação do Carnaval de Salvador", frisou. 

Ao entregar a chave, o prefeito disse que a autoridade agora é o Rei Momo. "Estão vindo aí senadores, governadores, prefeitos, deputados do Brasil todo, me ligaram, mandaram mensagem, e eu dei só um recado: autoridade até  quarta de cinzas só o Rei Momo. Nem eu e nem ninguém. Todo mundo aqui é folião. Quem manda é o Rei Momo", ressaltando, contudo, que vai manter o trabalho com a equipe da prefeitura na organização da festa. 

O cantor Tuca Fernandes afirmou que o clima da festa desse ano é impressionante. "A cidade está cheia, lotada. Esse é meio 25º Carnaval. Eu  diz Jheremmias, Jammil e carreira solo. Eu ainda me emociono, ficou  angustiado, porque é a maior festa de rua do planeta". Já Xanddy ressaltou a grande participação do público na festa, que tem lotado as ruas. 

Mudanças A afirmação do prefeito de que este será o maior Carnaval de todos vem dos dados do mercado. No aeroporto, a movimentação é de 300 mil passageiros, quase um recorde, além dos 13 mil turistas que chegam de cruzeiros, segundo o secretário de Turismo e Cultura, Claudio Tinoco. "A ocupação hoteleira vai atingir 100%. Aquilo que era expectativa está se confirmando. Todos os indicadores apontam para isso", diz. 

Para Tinoco, as mudanças feitas na festa desde 2013, quando ACM Neto iniciou seu primeiro mandato, foram fundamentais para o crescimento da folia de Salvador. "As mudanças atraíram as pessoas para a rua, um pouco antes, em 2010 talvez, com o abaixar das cordas do Eva, Saulo, a perda de força dos blocos. Reconhecemos que muitos estão fortes hoje, mas aquilo que era uma percepção serviu para o planejamento e inovação que a prefeitura acabou adotando", enfatizou.