Nova data para prova do Enem coincide com vestibular da Uesb, Unifacs e PUC

MEC decidiu adiar para os dias 3 e 4 de dezembro a aplicação para estudantes que fariam a prova em locais hoje ocupados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de novembro de 2016 às 15:18

- Atualizado há um ano

A nova data para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria realizado nas escolas onde há ocupação de estudantes, nos dias 3 e 4 de dezembro, coincidem com outras datas de vestibular pelo Brasil. Um deles é o da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que tem provas agendadas para os dias 4 e 5 dezembro, e também o vestibular da Unifacs para Medicina, marcado para o dia 4 de dezembro.

Em nota, a Uesb disse que divulgará em breve as medidas para solucionar a questão. "Com essa decisão, a data do Enem coincide com a data do Vestibular Uesb 2017, agendado para os dias 4 e 5 de dezembro, assim, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), em breve, divulgará as medidas adotadas para solucionar a questão", diz a nota.

Há ocupação nos campi da Uesb de Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié. Além da Uesb e da Unifacs, a nova data também coincide com os vestibulares de outras instituições fora da Bahia. É o caso da PUC do Rio Grande do Sul, com provas nos dias 3 e 4 de dezembro, e da PUC de São Paulo, no dia 4.

Na Bahia, há 42 pontos de ocupação em 25 cidades, o que afeta, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 29.810 inscritos na prova. Confira os locais de ocupação na Bahia e o número de inscritos por cada um dos pontos.

AdiamentoO Ministério da Educação (MEC) decidiu na última terça-feira (1º) pelo adiamento das provas do Enem para os candidatos que fariam o exame em locais ocupados por estudantes. A nova data foi fixada nos dias 3 e 4 de dezembro, enquanto a maior parte dos inscritos fará nos dias 5 e 6 de novembro, próximo final de semana.

Segundo o MEC, "a nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados do Sisu, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem", disse o ministério, em nota à imprensa.