Novo presidente do Tribunal de Contas da Bahia toma posse

Em discurso, Gildásio Penedo prometeu empenho no combate à corrupção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 18:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Tomou posse nesta quinta-feira (4) o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), o conselheiro Gildásio Penedo Cavalcanti de Albuquerque Filho. Ele vai comandar o TCE pelo biênio 2018-2019, ao lado do conselheiro Marcus Vinícius de Barros Presídio (vice-presidente). O governador Rui Costa e outras autoridades compareceram à sessão solene. 

A sessão foi aberta com a execução do hino nacional e em seguida os novos membros da Mesa Diretora foram empossados, com sequência do ritual do juramento e da leitura do termo de posse e compromisso. (Foto: Divulgação) O ex-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo, que ocupou o cargo por dois biênios, fez um pronunciamento de despedida. Ele entregou ao sucessor o plano estratégico 2018-2021 do TCE e agradeceu o apoio que recebeu durante sua gestão dos demais conselheiros e da família. Ele também desejou sorte ao novo presidente.

Gildásio Penedo, que teve uma longa carreira na política - foi deputado estadual entre 1999 e 2013 -, falou sobre a situação do país e destacou que mesmo com a grave crise e seguidos escândalos no país “não se pode descambar para a tentativa de criminalização da atividade pública”, não se permitindo que o Brasil sofra um retrocesso institucional.

Ele salientou também que o controle externo não é adversário da administração pública e defendeu aprofundamento de ações proativas da rede de controle e dos órgãos de controle interno dos diversos órgãos da administração estadual. O conselheiro também citou familiares em sua fala.

Compareceram ainda ao ato de posse o vice-governador João Leão, os senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Matta (PSB), o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Luis Augusto; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Francisco de Souza Andrade Neto; a procuradora geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; o procurador geral do Estado, Paulo Moreno; o defensor público do Estado, Clériston Cavalcante de Macedo; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Danilo Ferreira, além de deputados federais e estaduais, vereadores de Salvador, secretários da administração estadual, amigos e familiares do novo presidente.