O avião pode cair se todos os passageiros forem para o fundo?

Ricardo Oliveira é comandante

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  • Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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O que aconteceria se, em um avião com 300 passageiros, os mesmos se movessem todos para a parte traseira? Os aviões  são projetados para operar com o centro de gravidade dentro de um envelope preestabelecido. Em um avião comercial, o eixo longitudinal (subir ou descer o nariz) é controlado pelo profundor, aquela “asa” que fica na cauda do avião. A eficiência do profundor está diretamente ligada aos limites do envelope do avião. Se, durante o voo, os passageiros todos resolverem se apertar na parte traseira do avião, é muito provável que o centro de gravidade vá sair dos limites, fazendo o profundor perder eficiência, permitindo que o peso abaixe a parte traseira do avião, levando este a cair.

Os aviões são higienizados antes de cada voo? Se você   é daquelas pessoas com pavor de bactérias, um avião não é o melhor lugar para você. Claro que limpezas mais completas são feitas de tempos em tempos, mas pense comigo: um avião chega em Salvador vindo do Rio de Janeiro, e tem decolagem programada para 40 minutos depois para Recife. É preciso desembarcar 180 passageiros, ajudar um eventual cadeirante, aí o pessoal da limpeza entra para deixar o avião pronto para a próxima viagem. Terminada a limpeza, é iniciado o embarque de 180 passageiros, com auxílio a eventuais prioridades, o que demanda alguns minutos. Após o embarque de todo mundo, acertar as bagagens acima da cabeça de todo mundo, os comissários contam os passageiros. Tudo ok, fecha-se a porta cinco minutos antes da decolagem. Uma limpeza razoavelmente completa demandaria a troca de todos os “paninhos” de cabeceira dos assentos, a limpeza de todas as mesinhas, dos bolsões, dos braços das poltronas, dos banheiros e a retirada dos lixos que os passageiros deixam no chão. Faça as suas contas.

Qual é a maior companhia aérea do mundo? A American Airlines   é a maior na maioria dos fatores, como frota, passageiros transportados, lucro e faturamento, mas perde para a Lufthansa em número de empregados e para a Delta em valor de mercado.

Ricardo Oliveira é comandante