O nome certo: dicas da numerologia para batizar uma empresa

A designação do empreendimento revela sua alma, aparência e missão e deste modo influência no seu sucesso

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 14 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Lima

Um nome bem escolhido, fácil de lembrar e de associar ao produto ou serviço vendido, além de destacar o empreendimento de seus concorrentes, pode ser a chave para o  sucesso. Por isso, batizar uma empresa é uma das tarefas mais difíceis para os empreendedores. A inspiração pode vir, entre outras possibilidades, da Numerologia, ciência que estuda a influência de números e letras por meio dos sons vibratórios que se formam na pronúncia. Esse tipo de estudo atribui um número para cada letra e, ao calcular os atributos do negócio, é traçada uma leitura da alma das empresas e também dos desafios futuros. 

A numeróloga Syndaia Lago explica que a alma se expressa a partir dos cálculos das vogais que o nome possui. Também conhecido como o número motivacional, a alma exprime os desejos e objetivos da empresa. Um negócio que tem a alma 1, por exemplo, tem como características o poder de liderança aflorado e a determinação para alcançar objetivos. Possui também, por ser o primeiro número, o dom da inovação. 

O empresário Adriano Segura, que leva os astros a sério, resolveu conhecer um pouco mais sobre a numerologia. Na indecisão sobre o nome certo para sua empresa - de instalação de  sistemas de energia solar - fez uma consulta com Syndaia. 

“Eu a procurei porque estava indeciso e com uma  lista de possíveis nomes para meu negócio”, conta, lembrando que não queria arriscar o futuro da empresa. A ideia inicial para o nome da empresa era Helios Solar. Porém, Syndaia esclareceu que a “alma” daquele nome não era adequada aos serviços da empresa.

“O nome Helios Solar tem a alma no número 9. Isso quer dizer que é um número mais voltado para filantropia”, explica Syndaia. Ainda segundo ela, aquele nome não seria bom para os lucros da organização porque favoreceria atributos que vão na contramão da proposta.

Após análises, a empresa foi batizada de Rah Solar,  porque tem a alma no número 8. Syndaia esclarece que esta é uma alma poderosa e possui  ambição, poder e foco. “O número 8 é ideal para as organizações porque está diretamente ligado aos lucros e ao fazer render dinheiro, exatamente como o nome da empresa ‘Google’”. 

O nome também permite a leitura de números da aparência (que é a soma das consoantes e indica como a empresa é vista pelo público) e da missão (que é soma das vogais e consoantes e aponta para onde a empresa deve caminhar e o que pode alcançar). 

Faça seu cálculo

Bastante simplificado, todo o mapa é construído a partir de somas. Os valores atribuído às letras são baseados em um quadro elaborado por Pitágoras. No modelo proposto pelo matemático as letras são dispostas na horizontal e a partir da letra “A” são atribuídos valores que vão de um à nove. A soma sempre tem de resultar em um número de um dígito, à exceção de 11 e 22. Assim, se a soma for 15, soma-se 1 e 5 e o resultado passa a ser 6. Confira abaixo:1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z

Uma vez que se sabe os valores, é só somar o valor das vogais e o resultado será a alma do nome. A aparência se dá a partir da soma dos valores das consoantes. Já a missão é o resultado da soma da alma com a aparência. Feito este cálculo básico é possível ter uma boa dose de autoconhecimento. No entanto uma análise mais especializada que considere todo o mapa numerológico pode ser contratada por cerca de R$170.

O significado dos números

1- Liderança e originalidade O primeiro número está ligado a inovação, por isso,  se for um negócio completamente diferente de tudo que existe, esta pode ser uma boa alma. Também possui um talento natural para liderança. 

2- Cuidado e atenção O segundo número é indicado para negócios que prestarão algum tipo de serviço. Isso porque o dois têm como um de seus principais atributos a cooperação, sensibilidade e diplomacia.

3- Criação  Ideal para lidar com grandes públicos, o número três também se destaca pela criatividade. Combina perfeitamente com negócios De arte ou mesmo para os artistas em geral e esportistas.

4- Determinação e praticidade A alma desse número é presentEada por um grande envolvimento com o trabalho e valorização do raciocínio lógico. Pragmatismo mais que evidente. é ideal para setores que estejam ligados à aréa das ciências exatas.

5- Comunicação O número cinco favorece As vendas e a habilidade de lidar com grandes públicos. Ideal para grandes empresas, multinacionais e comunicólogos em geral. 

6- Afeto e responsabilidade Este é o combo sugerido para aqueles profissionais e empresas que fornecerão algum tipo de assistência ao público, como professores, profissionais da saúde e beleza.

7-  Espiritualidade A alma mais exotérica dos números é ideal para líderes religiosos, tarólogos, videntes, numerólogos. Também vai bem com as profissões que mexem com o emocional do público.

8- Empreendedor Esta alma alimenta o espírito que costuma tomar as rédeas das situações e possui um senso de justiça aguçado. Ideal para área do direito.

9- Humanitarismo Essa alma possui sensibilidade apurada e tende estar aberta às novidades. É um bom número para instituições filantrópicas.  

11- Idealismo Idealista e muito intuitiva, essa alma confere paciência, uma dose de misticismo e simpatia. Ideal para cargos  mais altos. é preciso estar atento para não se deixar dominar pelo perfeccionismo obsessivo.

22- Transformação Representa otimismo e poder. Uma de suas maiores qualidades é o potencial transformador.   

Análise de marcas famosas

Confira a análise do nome de algumas marcas famosas realizada pela numeróloga Syndaia Lago a pedido do CORREIO:

1- Nike - Alma 5, Aparência 7 e Missão 3 "O dom das vendas é representado pelo 5. O 7 é perfeccionismo e especialização, um ótimo número para marcas focadas em um nicho de negócio. O 3 é o poder de expansão pelo marketing."

2- Coca-cola - 5,3 e 8 "Uma das melhores combinações porque o 5 é o dom de sedução do público, o 3 a expansão rápida e o 8 é a organização. O dom de saber aproveitar bem os dois talentos anteriores."

3- Apple - 6, 8 e 5  "O 6 é um desejo grande de disciplina e necessidade de atenção das pessoas. O 8 é ambição e talento organizacional. O 5 nesta posição é vendas, expansão e crescimento constante."

4- Netflix - 5,4 e 9 "Além do talento para comunicação do número 5, a personalidade 4 indica que é uma empresa que busca estabilidade econômica. A soma 9 é popularidade, algo pra “cair na boca do povo”.

5- Walmart - 7,8 e 6 "A alma 7 é mais sensata e analisa muito antes de agir. O 8 é a busca ambiciosa e o 6 é o cuidado com o outro, o desejo de atender A comunidade."

* Com supervisão do editor Flávio Oliveira