O Vitória faliu

artigo
14.02.2019, 10:55:00
Atualizado: 14.02.2019, 11:04:21

O Vitória faliu

A premiação da Copa do Brasil é, disparada, a maior do futebol brasileiro. Seu título garante muitas dezenas de milhões de reais. Passar pela singela primeira fase? No caso do Vitória, seria um milhão de reais a mais na combalida conta corrente do clube. Para tanto, bastaria apenas empatar com o inexpressivo Moto Club no Maranhão. Apenas isso. Nada de mais.

Mas mesmo o fácil, no caso do Vitória neste de 2019, é complicado demais.

Não vamos dourar a pílula, tratar o caso com panos quentes, buscar amenizar a situação. A conclusão é simples: o Vitória faliu.

O Vitória faliu financeiramente. A queda para a Série B foi um desastre. As receitas com televisão foram reduzidas a uma fração do que eram. Além disso, o patrocínio da Caixa dificilmente será renovado. Na secura do saldo financeiro, um milhão seria salvação.

O Vitória faliu futebolisticamente. Quantas vezes Ramon vai ter que errar e prejudicar o time para finalmente sair? Quantas vezes Andrigo vai sair jogando para alguém perceber que ele não é tri-rebaixado à toa? Quantos jogos serão necessários para entender que o projeto Marcelo Chamusca falhou miseravelmente? Quantos gritos serão precisos para entender que quase todos estes que aí estão não são merecedores de vestir o manto rubro-negro?

E, por favor, não me venham com a desculpa esfarrapada de que falta dinheiro. Ou vocês realmente acham que o Moto Club tem orçamento maior que o do Vitória? Ou que o Bahia de Feira, líder do Baianinho, tem mais dinheiro para gastar?

O Vitória faliu moralmente. E a grande derrocada moral da instituição rubro-negra, acelerada à velocidade da luz desde aquele Ba-Vi da vergonha do ano passado, tem nome e sobrenome: Ricardo David. A incompetência da gestão do mandatário do Vitória deveria ser motivo de estudo em Administração. É algo absurdo o que ele e sua diretoria têm feito para destruir a reputação do clube.

A consequência, claro, se vê na arquibancada. A torcida nunca esteve tão distante. E é empurrada para ainda mais longe pelos bastiões da ignorância que, em vez de reconhecerem os erros e efetivamente iniciarem um processo de mudança, vivem de desculpas mentirosas e de tentar fazer a todos de idiotas.

Fato é que o Vitória não tem equipe para fazer frente a senhor seu ninguém. Todos, jogadores, comissão técnica e diretoria, formam um conglomerado homogêneo: é um bando mimado, sem brio, sem honradez, sem vergonha na cara. Gente que não entende o que significa o futebol e o que significa paixão de uma nação que se cansou de passar vergonha.

Não haverá um qualquer que puxe a corda para seu lado e admita: estou prejudicando, melhor eu ficar de fora por um tempo. E fiquem sabendo: por parte da torcida, poderia simplesmente mandar todo mundo às favas e recomeçar do zero.

Hora melhor não há. Com o time falido em todos os aspectos, nunca estivemos tão próximos do zero. É evidente o pensamento geral: fora todo mundo. E quer saber? Não seria má ideia. Reconstruamos e refundemos o Vitória, uma vez livres dos vaidosos abutres que não reconhecem seu fracasso, por mais que ele seja inegável.

Gabriel Galo é escritor e rubro-negro, no momento sem esperança. Texto originalmente publicado no site Papo de Galo. Clique aqui para ler o original.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais