Odebrecht terceiriza canal que recebe denúncias

O canal pode ser acessado por funcionários, clientes e público em geral

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  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2017 às 19:42

- Atualizado há um ano

O Grupo Odebrecht lança nesta sexta-feira (26) um novo canal para receber relatos e denúncias de violação de políticas internas, leis e regras. O espaço foi batizado de Linha de Ética e foi inteiramente terceirizado pela empresa, para garantir mais segurança e anonimato para quem denuncia, reforçando que não há intenção de retaliação. 

O canal pode ser acessado por funcionários, clientes e público em geral. É possível fazer denúncia por mensagem de voz ou de texto ou falar diretamente por telefone com um atendente. O Linha de Ética permite ainda que o denunciante acompanhe de modo anônimo o andamento do assunto através de um protocolo. 

A empresa responsável pela recepção e gestão das denúncias recebidas será a ICTS, escolhida através de concorrência. Caberá à ICTS também a produção de um relatório que vai recomendar como cada investigação de assunto reportado deve ser conduzida. O trabalho é feito por profissionais formados em gestão de riscos, segurança da informação, inteligência preventiva e análise de conteúdo oral e escrito. Toda comunicação segue padrões criptografados.

A Odebrecht S.A e cada Negócio têm sites e telefones (ligação gratuita, 0800) próprios para o registro das denúncias, disponíveis no www.odebrecht.com/linhadeetica. O sistema está ativo 24 horas, nos 7 dias da semana. O website do novo canal Linha de Ética e o atendimento pelo telefone de ligação gratuita estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

DenúnciasSegundo pesquisas, quem mais contribuí com canal de denúncias é o próprio funcionário. Análise realizada pela ICTS nos 140 mil relatos recebidos de maio de 2009 a maio de 2016, referentes a 141 clientes, mostra que 92% das denúncias partem de colaboradores, sendo que desse total, 71,9% preferem o anonimato do registro.

"O canal operado por uma organização externa à empresa proporciona plena segurança aos colaboradores e demais públicos que utilizam este instrumento, uma vez que o registro, a análise e o encaminhamento das denúncias são conduzidos de forma isenta, fora dos limites da companhia. A ação da Odebrecht em gerir adequadamente os casos individuais irá gradativamente orientar a cultura ética da organização para que os interesses coletivos, quando colocados em risco, sejam também percebidos e informados pelos denunciante", acredita Marcelo Forma, sócio-diretor da ICTS.