Omã indica ministro da cultura como sucessor do sultão Qaboos

Novo líder é primo de Qaboos e foi eleito em um longo e complicado processo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2020 às 17:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: (AFP)

O Omã anunciou na manhã deste sábado, 11, que o ministro da cultura Haitham bin Tariq Al Said é o novo líder do país do Golfo Árabe, encerrando a especulação sobre quem assumiria o posto deixado pelo sultão Qaboos bin Said.

O anúncio foi feito pela TV estatal e veiculado com imagens de arquivo mostrando milhares de pessoas reunidas na capital, Mascate, para o funeral de Qaboos, que liderou o país por 50 anos e não deixou herdeiros. A escolha de seu sucessor foi um segredo mantido cuidadosamente pelo sultão antes de sua morte."Este é um dia triste para Omã, mas também representa um novo começo com um novo líder", disse um apresentador da TV estatal.O sucessor de Qaboos é um diplomata de carreira, cujo papel como ministro da Herança Nacional e Cultura ajudou a projetar a influência de Omã. Ele ainda trabalhou por 16 anos com o ministro de Relações Exteriores e seu secretário geral.

De acordo com a mídia local do Golfo, o novo sultão Haitham também era primo de Qaboos e foi eleito em um longo e complicado processo, transmitido pela TV estatal após o velório de seu antecessor.

Seguindo a tradição, o Conselho de Defesa do país abriu uma carta, na presença do Conselho da Família Real, na qual Qaboos havia indicado o nome do herdeiro de sua dinastia.

De acordo com as leis de Omã, o documento deveria ser aberto caso a Família Real não conseguisse entrar em um acordo sobre o sucessor no prazo de três dias. A rapidez no anúncio de um novo sultão sugere que a família real tinha pressa em apontar um novo líder, o que ajudaria a projetar um clima de união, continuidade e estabilidade enquanto as tensões no Golfo Pérsico têm escalado com os conflitos entre EUA e Irã.