Os 10 melhores documentários sobre sustentabilidade na Netflix 

Produções abordam temas como mudanças climáticas, consumo consciente e alimentação saudável 

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 28 de abril de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Nem só de “séries do momento” vive a Netflix. Temas como mudanças climáticas, consumo consciente e alimentação saudável também integram o catálogo da maior provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, atualmente com mais de 100 milhões de assinantes. 

Entre os documentários disponíveis, destaque para “Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade”, que aborda os impactos nocivos da agropecuária intensiva; “Minimalism”, que se debruça sobre um estilo de vida em que não há espaço para o acúmulo de coisas; e o já consagrado “Uma Verdade Inconveniente”, voltado à campanha apaixonada do ex-vice-presidente americano Al Gore acerca do combate às mudanças climáticas. 

O CORREIO Sustentabilidade listou dez documentários imperdíveis disponíveis na Netflix. O conteúdo informa e diverte. Pode preparar o sofá e a pipoca! 

Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade 

Com produção executiva de Leonardo DiCaprio, o documentário mostra como a agropecuária intensiva causa impactos negativos aos recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas. A obra também oferece um caminho para a sustentabilidade global ao levar em conta uma população crescente. 

Assista ao trailer aqui : Minimalism: a documentary about the importante things 

Menos é mais? Minimalism entrevista pessoas para as quais os bens materiais não trazem felicidade. A personagem Tyler Durden, a dada altura, expressa a seguinte frase: “compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não gostamos”. 

Assista ao trailer aqui

Blackfish 

Gabriela Cowperthwaite mostra a vida de Tilikum, a orca (espécie também conhecida como baleia assassina)  cativa do parque SeaWorld. O filme fez sucesso ao mostrar a tristeza e abuso por trás de uma vida em um tanque do parque,e levou o SeaWorld repensar totalmente seu modelo de negócios depois de ver os lucros de seus parques caírem em 80% graças à visibilidade alcançada pelo filme; 

Assista ao trailer aqui The True Cost (2015) 

O documentário coloca uma lente nos problemas da produção de moda em países como China, Vietnã, Índia e Bangladesh, e revelar como subcontratados são pressionados para manter preços baixos e  produção em alta por grandes marcas e empresas. Dirigido por Andrew Morgan, conta com falas de Stella McCartney, Vandana Shiva, Safia Minney, Lucy Siegel e muitas outras personalidades da moda e do ambientalismo. 

Assista ao trailer aqui Living On One Dollar 

Quatro amigos americanos viajam para a Guatemala com o objetivo de vivenciar a pobreza extrema vivendo com um dólar por dia durante dois meses. Eles enfrentam fome, parasitas e um forte estresse financeiro enquanto tentam sobreviver no limite. 

Assista ao trailer aqui

Primeiro Contato: tribo perdida da Amazônia

Um antropólogo chega a Amazônia para investigar se o aparecimento de uma tribo isolada pode ser um sinal do fim das sociedades sem contato com o resto do mundo.

Assista ao trailer   aqui

Oceanos de Plástico 

A equipe de documentaristas da Plastic Ocean Foundation, organização ambientalista do Reino Unido, visitou mares de todo o mundo, mergulhou com baleias, investigou as profundezas e flagrou situações extremas de contaminação, sempre acompanhando de perto o trabalho de pesquisadores que conduzem estudos de ponta sobre o tema. Os especialistas também sugerem estratégias para enfrentar o problema. 

Assista ao trailer aqui

Food Choices 

'É hora de mudar a nossa alimentação se quisermos parar de nos entupir de remédios'. Esta é apenas uma das mensagens que o documentário busca transmitir. A obra trata nossas escolhas de alimentação não só como fonte de doenças como também percursoras de devastação ambiental, desigualdade na distribuição de alimentos e mudanças climáticas. Médicos, especialistas, nutricionistas e pessoas que mudaram a alimentação são entrevistadas. 

Assista ao trailer aqui

Uma Verdade Inconveniente 

Vencedor de um Oscar de melhor documentário, o filme é baseado em apresentações sobre mudanças climáticas que o ex-vice-presidente americano Al Gore (Prêmio Nobel da Paz em 2007) realizou pelo mundo inteiro durante muitos anos. O trabalho consiste na apresentação de dados e teorias impactantes a respeito do aquecimento global. A teoria defendida por Al Gore é de que o gás carbônico gerado pelos seres humanos tem contribuído drasticamente para a elevação da temperatura média da Terra. 

Assista ao trailer aqui

The Kids Menu 

Quando bem informadas, as crianças geralmente escolhem hábitos alimentares mais saudáveis. Esta é a principal mensagem transmitida por este documentário, que procura mostrar que há esperança no combate à obesidade infantil.  

Assista ao trailer aqui