Os benefícios da tristeza no desempenho profissional

Desânimo é natural e há um lado bom por trás desse sentimento

  • Foto do(a) author(a) Maryanna Nascimento
  • Maryanna Nascimento

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pixabay

Há cinco anos, Pérola Daud, 31, foi diagnosticada com câncer no intestino. Uma década antes,  sua mãe havia morrido de câncer de mama e ela reviveu toda aquela luta. Mesmo com um erro médico na primeira cirurgia, tumores no peritônio, um aborto terapêutico, sete procedimentos cirúrgicos e um prognóstico de dois meses de vida, recebido no início deste ano, a cantora conseguiu mandar a tristeza embora. “Se a gente souber transitar pelas diversidades da vida, conseguimos ser felizes independente das circunstâncias”, contou. Especialistas mostram como identificar o desalento e dar a volta por cima, como fez Pérola.

De acordo com Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE), tristeza é sinônimo de acúmulo. “Ela só acontece porque já tivemos acúmulo de medo e de raiva juntos”, diz. Um exemplo é quando perdemos alguém que amamos. Primeiro, “algo que pode durar nanossegundos ou anos, é o medo; depois, a raiva. Só que não temos o que fazer e não podemos mudar nada”. É nesse momento de incapacidade que a tristeza aparece. 

Hendel Marum, mastercoach pela SBCoaching, chama atenção para os prejuízos que a tristeza pode causar à primeira vista. “Nosso cérebro tem um processador enorme na frente, o córtex frontal. (Quando a tristeza existe) você deixa de focar no que quer e sua energia é consumida, o que causa desamparo”, explica. Não à toa, quando estamos tristes, é comum aparecerem no corpo alguns indícios de que o sentimento está ali: cabeça baixa, indisposição, coração apertado e vontade de chorar são exemplos.Tem lado bom? Para Maria Cristina Goulart, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Unijorge, a tristeza é necessária para que a gente possa seguir em frente. “Ela possibilita entender a relação com aquilo que você perdeu. Isso vai te fazer compreender a própria vida”, diz. Esse foi exatamente o caso de Pérola, que com o desenvolvimento da inteligência emocional compreendeu o motivo da sua tristeza e transformou o sentimento em algo benéfico. “Eu sempre fui muito resiliente, aceito tudo e tento sempre ter uma visão positiva das coisas que me acontecem”, garante a cantora.

Rodrigo Fonseca ainda acrescenta que é necessário que passemos por tudo, já que os sentimentos são naturais. Segundo ele, “foi nos ensinado que todas as emoções são negativas”, mas isso é uma crença que nos limita. No caso da tristeza, ele aconselha que um dos passos para canalizá-la é entender que o seu processo tem  início, meio e fim. “Se não passar, o ciclo fica aberto. A maioria das pessoas quer passar por cima, colocar um sorriso na cara de imediato, mas na verdade é preciso parar, seja por minutos ou por horas”, explica.

Identifique a sua infelicidadePerdas: Geralmente a tristeza é associada à perda de algo que foi importante na sua vida. Se você perdeu alguém, um emprego ou algo com que tinha ligação, é normal que fique triste. Afinal, esse é um sentimento natural.

Saiba separar: Fez uma prova e não tirou a nota que estava esperando? Talvez o sentimento ao ver o resultado não tenha sido tristeza, mas frustração. Se atente às motivações.Atenção: Se observe. Caso você esteja cabisbaixo e com vontade de ficar o dia inteiro na cama, pode ser preguiça ou um indício de tristeza. Se pergunte por qual motivo você está nesse estado.Tristeza x depressão: Não confunda o sentimento de tristeza com a depressão, que é uma doença. A tristeza pode durar horas ou alguns dias, mas se esse estado de ânimo se prolongar por muito tempo é importante que você procure a ajuda de um profissional.

Transforme em algo positivoAbra o berreiro: Está no trabalho e começou a se sentir triste por algum motivo? Vá para o banheiro e chore sem dó nem piedade se essa for a sua maneira de externalizar a tristeza. O primeiro passo para transformá-la é aceitar.

Sorrir agora? Há quem diga que o remédio para tristeza é o sorriso. Mas se ele não quer vir naturalmente, permita-se ficar triste. Não force um sentimento que não existe nem finja que está bem.

Natural: Assumir que a tristeza é um sentimento natural e humano é uma forma de encará-la.

Ciclos: Levando em conta que a tristeza é necessária, note também que ela é essencial para fechar ciclos. Se você refletir sobre os motivos que te levaram a ela pode fazer diferente da próxima vez.

Na próxima semana     Aprenda a lidar com a alegria