Padre Fábio de Melo pede desculpas após comentários sobre macumba

Padre entrou em contato com babalaô Ivanir dos Santos para pedir perdão

Publicado em 10 de maio de 2018 às 22:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O padre Fábio de Melo usou as redes sociais para se desculpar após uma polêmica gerada por conta do que disse durante uma missa. O vídep da celebração foi publicada em seu perfil no Facebook e já chegou a 3 milhões de visualizações. Durante o culto, ele orienta que os fieis não tenha medo de macumbas e completa:  "Com todo o respeito a quem faz a macumba. Pode fazer e pode deixar na porta da minha casa que, se estiver fresco, a gente come".

Alguns internautas viram intolerância religiosa na fala do padre ao citar com desprezo as oferendas realizadas por religiões de matriz africana. Outros defenderam a fala do padre, que, segundo os argumentos, são compatíveis ao que é defendido pela Igreja Católica.

Por conta da repercussão, o padre resolveu falar sobre o ocorrido. "Sempre manifestei publicamente o meu respeito a todas as religiões. O candomblé fez parte da minha origem. Nunca quis ofender ou desmerecer quem quer que seja. Apenas expressei, durante uma celebração cristã, convicções cristãs. Peço perdão aos que se sentiram ofendidos", escreveu em seu perfil.

Segundo o jornal O Globo, o babalaô Ivanir dos Santos, representante de movimentos contra a intolerância religiosa, notificou e solicitou que o padre retirasse do ar o vídeo. "Já fiz um contato com o babalorixá Ivanir dos Santos. Ele foi extremamente gentil comigo. Nosso desejo é esclarecer que tolerância religiosa não significa abrir mão do que cremos ou não cremos, mas conviver harmoniosamente, colaborando na construção de um mundo melhor", justificou nos tweets.

"O mundo já está dividido demais para que criemos outras divisões a partir de nós", compeltou.