Pai de fundador do Daft Punk tem fábrica irregular fechada pela Vigilância Sanitária na Bahia

Daniel Balgalter é proprietário da loja Gahyia, em Caraíva

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 19:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Sim, o pai do DJ da Daft Punk mora na Bahia. E, sim, a loja dele foi fechada por venda de produtos irregulares. Não estamos loucos e tudo isso aí que você leu é verídico. A Vigilância Sanitária de Porto Seguro fechou na última segunda (23) uma fábrica de produtos de beleza, que não possuía registro ou qualquer tipo de licenciamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O caso aconteceu no distrito de Caraíva. A loja Gahyia pertence ao francês Daniel Balgalter, pai de Thomas Balgalter, um dos fundadores da dupla de música eletrônica Daft Punk - que, por sinal, anunciou o término neste ano. Thomas fazia dupla com Guy-Manuel de Homem-Christo.

Na loja, foram apreendidos produtos como shampoos, condicionadores, sabonetes, repelentes, protetor solar, óleo, perfumes, essências e desodorantes. De acordo com a Vigilância Sanitária, não havia informações das substâncias químicas na composição dos produtos, tampouco orientações de uso. Ainda segundo a Vigilância, o local onde os produtos eram manipulados não atendia às exigências sanitárias e o empreendimento não possuía nenhum responsável técnico pela produção.

Balgater por responder por crime hediondo e por colocar a saúde pública em risco. Procurada, a Secretaria de Saúde local afirmou que vai encaminhar o caso para a Procuradoria.

Daniel Balgater também era conhecido pelo sobrenome Vangarde e apelidado de "o francês". Ele trabalhou com nomes conhecidos da música eletrônica em seu país natal e alcançou notoriedade nos anos 1970 quando trabalhou como como escritor e produtor do grupo Ottawan,dono de música na trilha da novela Água Viva, de 1980, na Rede Globo: D.I.S.C.O.

Desde o início dos anos 2000, o francês vive em Caraíva. Por lá, abriu uma pizzaria, uma pousada, a loja Gahyia e a ONG CaraivaViva.