Palco Origens reúne 35 artistas independentes na Barroquinha durante o Carnaval

entretenimento
21.02.2020, 06:50:00
Atualizado: 03.03.2020, 11:02:31

Palco Origens reúne 35 artistas independentes na Barroquinha durante o Carnaval

Reggae, pagode eletrônico, rap e funk são alguns dos ritmos que marcam o evento

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Um palco para celebrar a música negra independente feita na Bahia em pleno Carnaval. Esse é o propósito do projeto Origens, que durante cinco dias irá ocupar o Espaço Cultural da Barroquinha recebendo 35 atrações de vertentes musicais ligadas ao rap, pagode eletrônico, passando pelo r&b, funk e reggae. Os shows, que já estão com ingressos esgotados, ocorrerão sempre a partir das 15h, entre os dias 21 e 25 de fevereiro. De acordo com a organização, não será possível ter acesso ao local sem o bilhete, que foi emitido de forma gratuita pela internet e esgotou em poucos dias.

O Origens foi idealizado por um coletivo artístico independente e pensado de forma a promover uma experiência singular no Carnaval. A ideia é aproveitar este período tão importante para a cena cultural da capital baiana utilizando como uma plataforma de visibilidade para os artistas negros e alternativos.

Dentre os artistas que irão se apresentar está à cantora Larissa Luz, que apresentará sucessos de carreira e mistura de ritmos em releituras de faixas conhecidas nacionalmente e internacionalmente.“Eu quis colar com esse projeto porque a ideia é incrível. Ter um espaço que viabilize outros tipos de música, trazer artistas que estão surgindo para um novo panorama da música contemporânea baiana é muito com”, afirmou a cantora, que pretende misturar o pop de Beyoncé ao pagodão da Bahia.  

Larissa se apresenta nesta sexta-feira (21), dia da abertura da programação do Origens. No mesmo dia, ainda se apresentam Pivoman, Ziminino, Brena, os Gilsons, Underismo e Rap Nova Era.

Para Chicco Assis, Gerente de Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos, a Barroquinha sempre foi um espaço de resistência, fortalecimento e ressignificação da cultura afro diásporica. ""Foi no solo sagrado da Barroquinha que aconteceram as origens dos Candomblés de matriz Ketu. Foi na Igreja de Nossa Senhora da Barroquinha que aconteceram as Origens de importantes irmandades religiosas negras. Foi na Barroquinha que aconteceu as Origens de muitas batucadas, o fortalecimento do carnaval negro, não podemos esquecer do gigante Nelson Maleiros, seus tambores e seu Barroquinha Zero Hora. Tem sido no Espaço Cultural da Barrroquinha que tem acontecido as Origens de importantes movimentos culturais da negritude soteropolitana, por seu palco tem passado grandes expoentes negros dos diversos seguimentos artísticos. É nesse espaço místico que, no carnaval de 2020, acontece pela primeira vez o Palco Origens. Nesses seis dias, acontecerá um verdadeiro xirê com grandes potências da música negra, misturando ritmos e gerações. Origens na Barroquinha será, com toda certeza o grande acontecimento do carnaval da Roma Negra", afirmou.

Nova geração
Fazendo música desde 2014 e já com um EP na carreira, o rapper Yan Cloud também fará parte do Origens e levará toda a sua miscelânea para o Carnaval. Cloud explicou que essa mistura típica de ritmos é a essência do seu trabalho.

“Vim do rap, mas transito em outros estilos. Misturo hap, trap e pagodão... Essas são algumas das versões que pretendo fazer no show. Quem for vai se identificar porque o diferencial é esse. Não é um show como se espera só do rap, tem a hora dos outros estilos e até do funk”, comenta. Na letras, denúncia social e empoderamento negro.  O show de Yan acontece no sábado (22), ao lado de nomes como DJ Nai Kiese, Duquesa, Nara Couto, Mr Armeng, Nêssa e do Baile Quebradaum.

Confira a programação completa do Origens:

Dia 21
PIVOMAN
ZIMININO
BRENA
OS GILSONS
RAP NOVA ERA
LARISSA LUZ
UNDERISMO

Dia 22
DJ NAI KIESE
DUQUESA
NARA COUTO
YAN CLOUD
MR ARMENG
NÊSSA
BAILE QUEBRADAUM

Dia 23
BATALHA DAS BRUXAS
VANESSA BORGES
GUIGUIO DO ILÊ
AFROCIDADE
HIRAN
FAUSTINO
BAILE DO NÊGO

Dia 24
CRONISTA DO MORRO
TRAPFUNK&ALIVIO
O QUADRO
OPANIJÉ
VANDAL
BATEKOO

Dia 25
DJ BELLE
DJ BRUXA BRABA
DI CERQUEIRA
IMPÉRIO RAGGA
DAGANJA
PAULILLO
BAILÃO DA CBX

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bbb20-dennis-dj-lanca-funk-para-prior-e-manu-baco-canta-a-tropa-do-babu/
Reality show tem mobilizado as redes sociais e famosos têm aderido às torcidas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais